História, perguntado por yasminserafim641, 5 meses atrás

Sobre Descartes:
Quais foram as suas principais idéias filosóficas?​

Soluções para a tarefa

Respondido por milena2580
3

Resposta:

O Discurso sobre o Método, obra de 1637 de Descartes, é um tratado filosófico e matemático que lançou as bases do racionalismo como a única fonte de conhecimento.

Acreditava na existência de uma verdade absoluta, incontestável. Para atingi-la desenvolveu o método da dúvida, que consistia em questionar todas as ideias e teorias preexistentes.

Expõe 4 regras para se chegar ao conhecimento:

Nada é verdadeiro até ser reconhecido como tal;

Os problemas precisam ser analisados e resolvidos sistematicamente;

As considerações devem partir do mais simples para o mais complexo;

O processo deve ser revisto do começo ao fim para que nada importante seja omitido.

Para isso, Descartes criou o método da dúvida. Ao duvidar de tudo o quanto for possível, alcançaria o conhecimento verdadeiro, algo seguro que não pode ser duvidado (indubitável).

Inicialmente, o filósofo duvida dos sentidos, pois o sentidos podem ser fontes de engano.

A seguir, chama a atenção para a impossibilidade de reconhecer um sonho. Deste modo, tudo o que chamamos de realidade pode ser apenas elementos integrantes de um sonho.

Mas, percebe que mesmo nos sonhos as regras matemáticas não são alteradas. Descartes afirma que a matemática é um conhecimento um pouco mais puro. Entretanto, podemos estar sob a influência de um gênio maligno, um deus enganador, que nos faz acreditar em certas coisas (por exemplo, 2 + 2 = 4 ou que um triângulo possui três lados).

Descartes convenceu-se de que a única verdade possível era sua capacidade de duvidar, reflexo de sua capacidade de pensar.

Assim, a verdade absoluta estaria sintetizada na fórmula “eu penso”, a partir da qual concluiu sua própria existência. Sua teoria passou a ser resumida na frase “Penso, logo existo” (em latim, Cogito, ergo sum).

Explicação:

Perguntas interessantes