Sobre Caules. Conceitue e exemplifique: calma, estipe, rizófaro, caule voluvel, caule rastejante, cladódio, estalho, rizoma, tubérculo, bulbo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Os rizomas são caules que apresentam gemas laterais e crescem sob a superfície do solo emitindo algumas folhas
Os estipes geralmente são caules não ramificados, que apresentam em sua parte superior um aglomerado de folhas.
O caule tipo colmo é bem semelhante ao estipe: eles se diferem apenas porque apresentam nós e entrenós bem visíveis.
O rizóforo é um tipo de caule que possui gravitropismo positivo, ou seja, desenvolve-se em direção ao solo, na maioria das vezes formando raízes adventícias.
cladódios, são adaptados à realização da fotossíntese e geralmente ao armazenamento de água. Os vegetais que possuem esse tipo de caule perderam suas folhas durante sua evolução, transformando-as em espinhos para evitar a perda de água para o ambiente.
Os caules chamados de trepadores ou volúveis são estruturas finas e longas que crescem enroladas nos mais variados tipos de suporte.
Os caules rastejantes são estruturas finas e longas que crescem sobre o solo. São classificados em sarmento e estolhos (também chamado de estolão). O caule rastejante do tipo sarmento se caracteriza por apresentar apenas um ponto de fixação da raiz, podendo ser cheio de ramos ou folhas modificadas chamadas de gavinhas.
tubérculo se refere ao caule arredondado que algumas plantas verdes desenvolvem abaixo da superfície do solo como órgãos de reserva de energia (em geral amido e inulina). O exemplo mais conhecido é a batata-inglesa.
Bulbos são estruturas complexas formadas pelo caule e por folhas modificadas. Os bulbos costumam ser classificados em três tipos: tunicado, escamoso e cheio.