sobre carioteca é correto afirmar produz proteínas
?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Carioteca é o envoltório nuclear, membrana dupla que circunda o nucleoplasma e o material genético.
Explicação:
Carioteca
A carioteca (do grego karyon, núcleo e theke, invólucro, caixa) é um envoltório formado por duas membranas lipoprotéicas cuja organização molecular é semelhante às demais membranas celulares. Entre estas existe um estreito espaço, chamado cavidade perinuclear.
A face externa da carioteca, em algumas partes, se comunica com o retículo endoplasmático e, muitas vezes, apresenta ribossomos aderidos à sua superfície.
Neste caso, o espaço entre as duas membranas nucleares é uma continuação do espaço interno do retículo endoplasmático.
A carioteca é perfurada por milhares de poros, através das quais determinadas substâncias entram e saem do núcleo. Os poros nucleares são mais do que simples aberturas. Em cada poro existe uma complexa estrutura protéica que funciona como uma válvula, abrindo-se para dar passagem a determinadas moléculas e fechando-se em seguida. Dessa forma, a carioteca pode controlar a entrada e a saída de substâncias.
A face interna da carioteca encontra-se a lâmina nuclear, uma rede de proteínas que lhe dá sustentação. A lâmina nuclear participa da fragmentação e da reconstituição da carioteca, fenômenos que ocorrem durante a divisão celular.
O que é
A carioteca é a mesma coisa que membrana nuclear(que envolve o núcleo da célula).
Ela é composta por duas membranas lipoproteicas e sua superfície mais externa é composta por pequenos poros que vão ter a função de administrar as trocas de macromoléculas do que tá dentro(do núcleo) pra fora(o citoplasma).
Composição: lipoproteína.
Estrutura: duas membranas ou folhetos lipoproteicos envoltos no núcleo.
Função: proteger o material genético encontrado dentro do núcleo; delimitar o espaço nuclear e evitar com que se misture com o citoplasma; e controlar a entrada e a saída de substâncias.
Fonte: ucbweb2.castelobranco.br
Carioteca
Qual é a função da membrana nuclear?
A membrana nuclear tem dupla camada que envolve o núcleo de uma célula. Também chamado de envelope nuclear.
A principal função da membrana nuclear é para regular o movimento de entrada e saída de substâncias numa célula especialmente entre o núcleo e o citoplasma.
Ela também é acusada de manter o núcleo unido evitando assim qualquer colapso.
O envelope nuclear
O envelope nuclear é uma membrana de duas camadas que inclui o conteúdo do núcleo durante a maior parte do ciclo de vida da célula. A membrana nuclear externa é contínuo com a membrana do retículo endoplasmático (RE), e assim a estrutura, apresenta inúmeras ribossomas ligados à superfície. A membrana externa também é contínua com a membrana nuclear interna desde as duas camadas se fundem em numerosos furos minúsculos chamados poros nucleares que perfuram o envelope nuclear. Estes poros regular a passagem de moléculas entre o núcleo e citoplasma, permitindo alguma para passar através da membrana, mas não outros. O espaço entre as membranas exterior e interior é denominado o espaço perinuclear e está ligado com o lúmen do RE rugoso.
Apoio estrutural está prevista para o envelope nuclear por duas redes diferentes de filamentos intermediários. Ao longo da superfície interior do núcleo, uma das redes é organizada em um revestimento do tipo de rede especial chamado a lamina nuclear, que se liga a cromatina, proteínas de membrana integrais, e outros componentes nucleares. A lâmina nuclear é também pensado desempenhar um papel na direção de materiais no interior do núcleo para os poros nucleares para exportação e na desintegração da membrana nuclear durante a divisão celular e a sua reformação subsequente ao final do processo. A outra rede de filamento intermediário situa-se no lado de fora da membrana nuclear externa e não está organizado de uma maneira tal sistêmica como a lâmina nuclear.
A quantidade de tráfego que tem de passar através da membrana nuclear, numa base contínua, a fim de a célula eucariótica para funcionar adequadamente é considerável. RNA e subunidades ribossomais deve ser constantemente transferido do núcleo, onde eles são feitos para o citoplasma, e histonas, proteínas reguladoras de genes, DNA e RNA polimerases, e outras substâncias necessárias para as atividades nucleares devem ser importados do citoplasma.
Uma célula de mamíferos ativo pode sintetizar cerca de 20.000 subunidades ribossomo por minuto, e em certos pontos do ciclo celular, como muitos como 30.000 histonas por minuto são necessários pelo núcleo. A fim de que um número enorme de moléculas de passar através da membrana nuclear de uma forma atempada tal, os poros nucleares deve ser altamente eficiente para permitir seletivamente a passagem de materiais para e do núcleo.