Sobre Capitães da areia, de Jorge Amado, é correto afirmar que o romance: *
a) Mostra como a faixa litorânea do Nordeste, convertida em monopólio de classe, torna-se fator problemático do retardamento das relações de trabalho salariais e de prolongamento e sobrevivência de arcaísmos sociais e culturais.Opção 1
b) Extrai o máximo de sentido para colocar as relações capitalistas num plano de continuidade com a experiência histórica da escravidão negra no Brasil, montando um cenário para realizar o grande espetáculo dos desfavorecidos pelo capitalismo.
c) Trata os personagens a partir de elementos mínimos que o uniformizam como “classe proletária”, incitando-os a um gesto de revolta para o qual são fundamentais a consciência política e a solidariedade do grupo.
d) Expressa os anseios de sucessivas gerações de transformar o Brasil em outro país. Os personagens, jovens, imaginam que uma força nova de mudança e transformação nasce, gloriosa, das ruínas sociais do abandono da infância, a se materializar em uma palavra que eles não pronunciam em momento algum: comunismo.
e) Toma os contrastes e desencontros sociais do país como referências para o propriamente dramático. Os dilemas existenciais e do intimismo, da tradição romântica, já não podem ser vistos nem compreendidos senão como aliados dos dilemas sociais
Soluções para a tarefa
Resposta: letra E)
Explicação:
Sobre "Capitães de Areia", está correto o que se afirma na letra E: Toma os contrastes e desencontros sociais do país como referências para o propriamente dramático.
Compreendendo a História
A obra "Capitães de Areia" de Jorge Amado é um romance que se passa no nordeste, no estado da Bahia, na cidade de Salvador. E conta com enredo principal e história de jovens e crianças abandonadas por seus familiares, passando por uma grande miséria.
No romance é possível observar o grande contraste relacionado com as questões sociais enfrentadas no país, assim como os dilemas enfrentados, associados com a marginalidade, o abandono das várias crianças, que se relacionam com a negligência familiar e do Estado, além da solidão.
Leia mais sobre a obra Capitães de Areia em:
https://brainly.com.br/tarefa/7003755
#SPJ2