Sobre autocaricatura de Carlos Drummond de Andrade
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As caricaturas atestam o interesse de Drummond pelas artes gráficas. Na juventude, ele lia e colecionava revistas humorísticas do início do século passado, comoO Malho e Careta. Era fã de Alvarus, J. Carlos e outros grandes cartunistas da época. “Desde criança eu tive uma fascinação inconsciente pela forma visual das palavras. Gostava do formato das letras antes mesmo de saber ler. Quando folheava um jornal com desenhos, traços e tipos de letra, aquilo me causava uma impressão muito forte”, declarou no documentário O Fazendeiro do Ar, de 1972, dirigido por Fernando Sabino. A preocupação com a forma visual aparece episodicamente na sua poesia. Um exemplo são os versos de Escada, dos anos 50, que arremedam os degraus retorcidos da escada barroca onde se perdem os amantes furtivos descritos no poema. E Lição de Coisas, de 1962, traz alguns flertes com a poesia concreta, que dava um peso hipertrofiado à dimensão visual dos poemas (a relação entre Drummond e os concretistas, porém, seria marcada pela hostilidade mútua).
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