sobre aspectos ortográficos importantes para a escritura de um enunciado. Redija um pequeno texto, utilizando corretamente, pelo menos, cinco dificuldades ortográficas (há; mau/mal; os porquês; onde/aonde; mas/más/mais; eu/mim; a fim/afim; em vez de/ao invés de; ao encontro de/de encontro a; ouve/houve…) e três homônimos/parônimos (cavalheiro/cavaleiro; descrição/discrição; eminente/iminente; concerto/conserto; comprimento/cumprimento; fragrante/flagrante, ratificar/retificar…). Vale lembrar que você poderá escolher qualquer uma das palavras e expressões listadas. Seu texto deverá ter coerência entre as ideias.
Soluções para a tarefa
É muito comum que as pessoas apresentem dificuldades relacionadas com a ortografia. Entre as mais comuns tem-se os homônimos e os parônimos.
A homofonia faz referência a palavras que são pronunciadas da mesma maneira, mas que possuem grafia e significado diferentes: Acender, por exemplo, refere-se a produzir ou atear fogo. Já ascender refere-se a elevar-se, mover-se para cima, subir.
Outro erro comum é com relação a mais e mais: lembre-se que "mas" é o mesmo que porém, e que "mais" significa adição. Lembre-se também que bom é o contrário de mau e bem é o contrário de mal. E saiba que concerto refere-se à musica, já conserto refere-se a reparo.
Sabia que quem escuta, ouve? Isso mesmo, sem H! Houve é verbo!
Também é válido ressaltar que comprimento é medida, já cumprimento é formalidade.
Para fechar, saiba que agente junto é profissão e que "concerteza" com certeza não existe!