Sobre as sociedades que se desenvolveram no atual Oriente Médio, sabe-se que:
Soluções para a tarefa
A - Os gregos antigos destacaram-se porque unificaram o Estado e estenderam sua influência sobre uma vasta região, chegando até a Índia.
B - Os egípcios e os mesopotâmicos constituíram as sociedades hidráulicas ou de regadio dependentes dos sistemas de irrigação.
C - Os fenícios fixaram-se no território hoje pertencente ao Irã e se destacaram como o primeiro povo monoteísta da história, praticando o judaísmo.
D - Os persas destacaram-se nas atividades comerciais e formaram cidades autônomas (cidades-estado), cada qual com suas leis e governantes.
A alternativa A é falsa, pois a Grécia não faz parte do Oriente Médio e suas características clássicas são a divisão política, não a unificação. Apesar disto, em uma época, durante o Império de Alexandre, os gregos, unificados pelos Macedônicos, unificaram o Estado e se estenderam até a Índia.
A alternativa B é verdadeira, pois as civilizações hidráulicas são aquelas que se estabeleceram nas margens de rios e que dependiam fortemente dos sistemas de irrigação que estes rios permitiam.
A alternativa C é falsa, pois os fenícios eram politeístas e não foram os primeiros convertidos ao judaísmo - que, em uma perspectiva clássica, não converte.
A alternativa D é falsa, pois os Persas estabeleceram um Império governado por um único imperador, embora houvesse uma série de liberdades políticas e administrativa em cada uma das satrapias - as unidades administrativas do Império Persa.