Sobre as Revoltas Regenciais, responda:
a) a única de caráter elitista:
b) a forma de governo proposta pela maioria das revoltas:
c) A importância histórica de cada uma delas:
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) A importância histórica de cada uma das Revoltas Regenciais é:
Cabanagem: houve a Independência do Pará;
Sabinada: evidenciou a resistência do povo oprimido e explorado das mais diversas formas, ocasionando em mudanças econômicas do período até os dias atuais.
Balaiada: surgimento dos brasileiros ao poder da província e da nação, além de ter consolidado o coronelismo;
Revolta do Malês: contestação do regime escravocrata, onde os revoltosos reivindicavam por direitos iguais no que diz respeito à educação e ao trabalho. A partir da revolta originaram-se leis que marcam a vida da população negra até os dias de hoje.
Guerra dos Farrapos: levou à independência da província de São Pedro, originando a partir daí a República Rio-Grandense.
Explicação:
Sobre as Revoltas Regenciais, suas características, a forma de governo proposta e suas importâncias históricas:
- A) Revolução Farroupilha
- B) República
- C) Fortalecimento do ideal republicano no Brasil
Análise das questões sobre Revoltas Regenciais:
A) Única de Caráter Elitista
A revolta regencial que teve um caráter elitista foi a Revolução Farroupilha. Por ser uma revolta com interesses de grandes proprietários de terras que produziam carne de gado (charque) e estavam tendo prejuízo em relação ao charque platino que era mais barato que o charque do Rio Grande do Sul.
B) A Forma de Governo Proposta Pela Maioria das Revoltas
A maioria das revoltas regenciais buscavam como objetivo a descentralização do poder no Brasil, ou seja, maior autonomia para as províncias e para isso queriam a transformação do Brasil em uma República.
C) Importância Histórica das Revoltas
- Cabanagem (1835-1840)
Com a liderança de Eduardo Angelim e os irmãos Vinagre, os cabanos que reivindicavam melhores condições de vida para a população mais pobre da província e contra a exploração portuguesa, executam o presidente dela e constituíram um governo sobre Belém.
- Sabinada (1837-1838)
Com a liderança de Francisco Sabino e as camadas populares da Bahia proclamaram uma república que deixava claro o desejo de descentralização administrativa.
- Balaiada (1838-1841)
Esta revolta teve a união entre a elite colonial formada pelos bem-te-vis e a camada mais pobre do Maranhão, os balaios. Que mesmo tendo ambições diferentes se juntaram contra o poder imperial.
- Revolução Farroupilha (1835-1845)
Outra revolta que implantou uma República no Brasil, os revoltosos tomaram Porto Alegre e proclamaram a República do Piratini.
O movimento ainda se estendeu até Santa Catarina que se juntou aos interesses dos farroupilhas e proclamaram a República Juliana.
Mesmo com a derrota dos farrapos, por meio do "Tratado de Poncho Verde", eles conseguiram o que estavam buscando:
- Maior autonomia para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina
- anistia aos revoltosos
- elevação da Carga tributária sobre o charque Platino
- redução de impostos sobre o charque das províncias de RS e SC.
Como era uma revolta elitista, logo desmantelaram as repúblicas para ganhar seus interesses, e ainda teve a união dos líderes da revolução ao exército imperial.
Saiba mais sobre "Revoltas Regenciais" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/47265214
#SPJ3