Biologia, perguntado por Leonardo23456, 11 meses atrás

Sobre as relações harmônicas, complete as lacunas das frases a seguir.

a) A As sociedades e as ________ são relações harmônicas entre indivíduos de uma mesma espécie. A diferença é que, na primeira, há divisão de trabalho entre os indivíduos, que vivem __________ , e, na segunda, os organismos estão _________ fisicamente.

b) No inquilinismo, um ser vivo utiliza outro como_________ . Um exemplo é o peixe-agulha, que vive no interior do _________sem lhe prejudicar.

c) Nas plantas, o inquilinismo é conhecido como________. Um exemplo são as_________ que utilizam outras plantas como suporte.

d) No_________ , uma espécie se beneficia da relação (comensais) sem prejudicar a outra, como no caso das_________, que comem os restos de alimentos deixados pelos leões, e das rêmoras, que vivem grudadas ao corpo dos __________para comer as sobras de suas presas.

Soluções para a tarefa

Respondido por marialuuu
92
a } ~colonia.. ultima~ } ~unidos~ 
b} ~moradia.. ultima~ } ~sistema digestório do pepino do mar~
c}epifetismo } plantas
d} comensalismo.. ~outra} hienas~  ~ultima } tubarões~ 



marialuuu: entendeu ?
Leonardo23456: Sim Muito Obrigado!
marialuuu: não há de que !!
marialuuu: estudei isso bimestre passado
marialuuu: tenho tudo na apostila
Respondido por marigiorgiani
83

Resposta da A)

As sociedades e as colônias são relações harmônicas entre indivíduos de uma mesma espécie. A diferença é que, na primeira, há divisão de trabalho entre os indivíduos, que vivem separados , e, na segunda, os organismos estão ligados fisicamente.

As relações ecológicas harmônicas ou positivas são aquelas em que todos os envolvidos (seja da mesma espécie ou de espécies diferentes) são beneficiados, ou então um deles é beneficiado e o outro não sofre nenhum malefício, sendo chamada de relação +/0.

Resposta da B)

No inquilinismo, um ser vivo utiliza outro como abrigo . Um exemplo é o peixe-agulha, que vive no interior do pepino-do-mar sem lhe prejudicar.

O inquilinismo é uma relação interespecífica, em que uma espécie serve de abrigo para outra espécie. Essa relação pode ser encontrada tanto entre animais quanto entre plantas, sendo sempre uma relação harmônica, pois uma espécie se beneficia e a outra não é nem beneficiada e nem prejudicada.

Vale ressaltar que alguns autores consideram o inquilinismo uma forma de comensalismo.

Resposta da C)

Nas plantas, o inquilinismo é conhecido como epifitismo. Um exemplo são as orquídeas que utilizam outras plantas como suporte.

Como disse na questão anterior, o inquilinismo pode existir também entre as plantas, e nessa situação recebe o nome de epifitismo, que continua a ser uma relação harmônica, pois a planta que utiliza a outra como apoio não faz retirada de nutrientes dela, só "se apoia" a ela.

Resposta da D)

No comensalismo , uma espécie se beneficia da relação (comensais) sem prejudicar a outra, como no caso das hienas, que comem os restos de alimentos deixados pelos leões, e das rêmoras, que vivem grudadas ao corpo dos tubarões para comer as sobras de suas presas.

O comensalismo também é uma relação harmônica, pois uma espécie é beneficiada (a que se alimenta dos restos alimentares) e a outra espécie não sofre prejuízo, pois ela come normalmente o que lhe é comum e de direito, ficando apenas as sobras para a outra espécie.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/2242337

Anexos:
Perguntas interessantes