Sobre as relações geopolíticas no mundo atual, estão INCORRETAS..
A) após a Segunda grande Guerra o mundo dividia-se ideologicamente em três grandes blocos: países de Economia agroexportadora, sob a influência Soviética; países industrializados sob hegemonia norte-americana e ainda os países de Economia planejada ou planificada, não filiados à blocos hegemônicos.
B) durante os anos 1950 e nas duas décadas seguintes à guerra fria estabeleceu-se em um Marco diferencial entre grandes blocos de poder: os países que compunham o primeiro mundo (ricos industrializados), o segundo mundo (países de economia planificada) e o terceiro mundo (países pobres e agroexportadores).
C) na atualidade, com a denominada globalização, não existem propriamente mente países dominados e países dominantes, mais um mundo em constante transformação onde a cooperação entre eles se dá de maneira profunda e intensa .
D) a Guerra Fria foi caracterizada como uma divisão entre os países que compunham a área de influência dos Estados Unidos e outros sobre hegemonia da União Soviética
Soluções para a tarefa
Resposta:
Incorreta: C) na atualidade, com a denominada globalização, não existem propriamente mente países dominados e países dominantes, mais um mundo em constante transformação onde a cooperação entre eles se dá de maneira profunda e intensa.
Explicação:
A globalização tornou a cultura de vários países indistintas entre si devido a grande influência de produtos de vários setores que demonstra e dita como o avanço cultura deve ser segundo o poder das nações dominantes.
Na política internacional, essa maneira de impor seus pensamentos, ideias, crenças, valores é chamada de Soft Power e é dominante nas relações políticas dos países hoje.
Temos como grande exemplo os Estados Unidos que com os filmes sempre relatando o americano médio como um herói, lutando contra figuras historicamente abomináveis e sempre vencendo, mostrando que o pais é o lugar das oportunidades, o American Dream e pra rivalizar com a força americana hoje temos o Soft Power da China que esta entrando em massa no mercado de produtos de celulares, carros, séries, redes sociais.
Em um mundo globalizado não faz mais sentido, para as grandes potências, invadir fisicamente um estado sendo que é mais fácil e viável a invasão cultural e econômica.