Sobre as relações entre currículo, conhecimento e cultura, assinale a alternativa correta
Soluções para a tarefa
Você esqueceu as alternativas:
a) Nas teorias tradicionais, a reflexão dá-se a partir das relações entre saber, identidade e poder.
b) As teorias tradicionais valorizam as teorias neutras ou científicas que estejam a serviço da verdade.
c) Nas teorias crítica e pós-crítica, a prática docente não é levada em conta para análise e compreensão do conceito de currículo.
d) Para a teoria crítica, as questões técnicas são mais importantes que o conteúdo propriamente dito. Preocupa-se com a transmissão dos conteúdos.
e) A teoria pós-crítica preocupa-se com questões relativas à organização curricular, e não com sua aplicação prática.
Agora podemos responder corretamente:
Alternativa A.
O currículo, surge como um cronograma de atividades que devem ser cumpridas para chegar a tal posição, no caso da educação, para que o mesmo se forme ele deve seguir adequadamente o currículo.
O oprimido, pode ser visto como parte de um sistema segregado, geralmente esses indivíduos são financeiramente pobres, e, dependem do acesso a cultura, a educação, a segurança e saúde para terem melhores condições de completar esse currículo, e, é assim que o Estado pode domina-lo, o colocando na posição de apenas um receptor e o currículo o objeto central que ele deve seguir, e, quando não adequado, não conseguirá chegar a um futuro melhor.
Resposta:
A construção de um currículo que considere as diversas culturas presentes no espaço escolar exige uma nova postura do professor que precisa estar aberto às diferentes manifestações culturais, reescrever os conteúdos escolares considerando suas relações sociais e abrir espaço para a crítica cultural, o diálogo e o desenvolvimento de pesquisas.
Explicação:
Estas ações são os pressupostos para a concretização de uma relação entre currículo, conhecimento e cultura.