Sociologia, perguntado por bruninhabvp, 10 meses atrás

Sobre as razões pelas quais o sindicalismo brasileiro é corporativo, marque a opção correta: a ) A diversidade sindical representada na pluralidade de categorias profissionais e econômicas. b ) Estrutura sindical criada pela intensa participação popular dos trabalhadores. c ) Reconhecimento obrigatório pelo Ministério do Trabalho, isto é, somente o sindicato reconhecido pelo Estado tem o direito de representação dos interesses de cada uma das categorias profissionais e econômicas, organizadas em sindicatos únicos com base territorial distrital, municipal, intermunicipal, estadual e interestadual, mas nunca nacional, o que deu origem a milhares de sindicatos. d ) Nem todos os representados, filiados ou não, têm direito às conquistas obtidas pelo movimento sindical de sua categoria profissional ou econômica. e ) Filiação obrigatória dos representados da intenção de neutralizar a influência do sindicato sobre a massa dos trabalhadores.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
12

A alternativa B está correta.

Por volta do século XIX o Sindicalismo foi introduzido no Brasil de modo a  promover a organização do trabalho de duas formas: 

Primeiro, as sociedades de socorro e ajuda mútua;

E em segundo, a busca pela união operária, que com o crescimento da indústria passou a se organizar por ramo de atividade dando origem aos sindicatos.

Além disso, podemos ressaltar que, por volta de 1939, foi desenvolvido o Decreto-Lei 1402, onde o enquadramento sindical, que tinha a função de aprovar ou não a criação de sindicatos. 

Mais a frente, por volta de 1966 já no período da ditadura, com a criação do FGTS, se acaba a estabilidade no emprego. 

Já em agosto de 1983 - Nasce a Central Única dos Trabalhadores, que atua até os dias de hoje em  caráter combativo. 


CHARLESNASCIMENTO: GABARITO : "Reconhecimento obrigatório pelo Ministério do Trabalho, isto é, somente o sindicato reconhecido pelo Estado tem o direito de representação dos interesses de cada uma das categorias profissionais e econômicas, organizadas em sindicatos únicos com base territorial distrital, municipal, intermunicipal, estadual e interestadual, mas nunca nacional, o que deu origem a milhares de sindicatos."
Respondido por alaninhacosta
22

Resposta:

Resposta certa é: Reconhecimento obrigatório pelo ministério do trabalho, isto é, somente o sindicato reconhecido pelo estado tem o direito de representação dos interesses de cada uma das categorias....

Anexos:
Perguntas interessantes