Sobre as questão da violência urbana no Brasil, analise os fragmentos dos textos abaixo.
1. “Evitar tais linhas de ônibus; evitar tais lugares, em tais e quais horários. Evitar sair de casa. Bala perdida”.
2. “É melhor usar um relógio não muito caro (deixe o Rolex em casa) – mas não tão barato a ponto do ladrão se irritar”. “Deixe os vidros do carro levantados”. “Não pare no sinal, mesmo fechado”. “Atravesse logo a rua, tem um grupo de pivetes ali”. “Ponha o notebook na mochila, para disfarçar”.
3. Mapa da violência urbana
A esse respeito, analise as asserções abaixo.
I. Problemas sociais, como desemprego, deficiência dos serviços públicos, principalmente os de segurança pública, contribuem para o aumento da violência.
II. No Brasil, a violência tem feito milhares de vítimas. Em alguns casos, esse ato é praticado pela própria família, além de inúmeros outros ocorridos nas ruas.
III. Nas periferias das cidades grandes, médias e pequenas, nas quais a presença do Poder Público é fraca, o crime consegue instalar-se mais facilmente.
IV. Os espaços segregados com ausência de infraestrutura urbana de equipamentos e serviços tornam-se vulneráveis a violência urbana.
V. Os textos 1 e 2 se refere à violência urbana das cidades brasileira, porém somente o texto 3 evidência as causas da violência ocorridas no espaço urbano.
É correto, o que se lê em:
Soluções para a tarefa
Olá!
I. (CORRETO) Problemas sociais, como desemprego, deficiência dos serviços públicos, principalmente os de segurança pública, contribuem para o aumento da violência.
Como é de conhecimento geral, a falta de emprego e a deficiência na segurança pública atuam de maneira a impulsionar que as situações citadas em 1,2 e 3 sejam tratadas como corriqueiras e vistas como ''normais'' para os brasileiros.
II. ( CORRETO ) No Brasil, a violência tem feito milhares de vítimas. Em alguns casos, esse ato é praticado pela própria família, além de inúmeros outros ocorridos nas ruas.
Esse item esta correto também, haja vista que em situações onde um indivíduo é viciado no uso de entorpecentes e não tem condições de sustentar o próprio vício, acaba por fazer de vítima sua própria família.
III. ( CORRETO ) Nas periferias das cidades grandes, médias e pequenas, nas quais a presença do Poder Público é fraca, o crime consegue instalar-se mais facilmente.
Este item está correto, pois onde a segurança pública é deficitária ou falha, há o aumento de possibilidades de acontecimento das infrações e dos atos ilícitos como os crimes.
IV. ( CORRETO ) Os espaços segregados com ausência de infraestrutura urbana de equipamentos e serviços tornam-se vulneráveis a violência urbana.
Na verdade, esse item está totalmente atrelado ao item citado acima, pois nos espaços segregados, a segurança pública atua de maneira ineficiente e ineficaz ocasionando o aumento das situações de risco.
V. ( FALSO ) Os textos 1 e 2 se refere à violência urbana das cidades brasileira, porém somente o texto 3 NÃO evidência as causas da violência ocorridas no espaço urbano.