Sobre as principais vertentes do movimento republicano no Brasil no final do século XIX, assinale a alternativa verdadeira:
a) O Partido Republicano Paulista representava não somente o interesse pela modernização do Estado como também pela reorientação econômica do país, de modo a privilegiar o desenvolvimento industrial no estado de São Paulo.
b) Para a incipiente burguesia da época, o movimento republicano das camadas populares deveria ser contido à qualquer custo, pois poderia levar à ascensão de propostas democratizantes contrárias ao interesse burguês.
c) Os positivistas brasileiros, espalhados por diversos setores da sociedade, só abandonaram a defesa do Império no último momento, quando perceberam que não tinham mais apoio dentro do Exército.
d) Embora houvesse um movimento republicano dentro do Exército, as motivações de muitos oficiais que participaram da derrubada do imperador eram principalmente de ordem corporativa, já que se sentiam desprestigiados pelo Estado Imperial.
e) O advento da sociedade burguesa foi marcado pela associação entre a ideia de república e a ideia de transformações revolucionárias, e por isso as Forças Armadas no Brasil se colocaram contrárias ao movimento republicano.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
letra a) O Partido Republicano Paulista representava não somente o interesse pela modernização do Estado como também pela reorientação econômica do país, de modo a privilegiar o desenvolvimento industrial no estado de São Paulo.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Filosofia,
11 meses atrás
Psicologia,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás