Sobre as primeiras ideias sobre herança biológica, explique com suas palavras como eram as hipóteses sobre:
a) Pangênese:
b) Contribuição diferenciada entre macho e fêmea:
c) Pré-formismo:
d) Formação de gametas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sobre as primeiras ideias sobre herança biológica, explique com suas palavras como eram as hipóteses sobre:
a) Pangênese:
Foi uma teoria proposta por Hipócrates para explicar a hereditariedade dos caracteres (inclusive dos adquiridos).Segundo esta teoria, todas as partes do organismo produzia partículas denominadas "gêmulas" (novas gônadas) que eram direcionadas para as células germinativas, durante a reprodução sexuada, havia a mistura das partículas provenientes do macho e da fêmea produzindo um novo organismo com características de ambos os progenitores
b) Contribuição diferenciada entre macho e fêmea:
Biologicamente (em humanos), há a diferença em um par de cromossomos; onde a fêmea tem cromossomos XX, enquanto o macho possui um Y (XY). Daí tem as questões hormonais a estrogênio e a testosterona, que são responsáveis pelas mudanças corporais na puberdade. Os níveis de gordura, onde a mulher possui níveis de gordura mais elevados e tende a ter mais dificuldade de perder peso.
c) Pré-formismo:
O preformismo é uma hipótese sobre a acção genética nas características orgânicas e no comportamento dos seres humanos.Esta é uma das teorias mais antigas que considera que o ovo continha o indivíduo em miniatura.
d) Formação de gametas
A gametogênese é o processo que viabiliza a reprodução sexuada dos organismos animais, a partir da formação de células reprodutivas (os gametas).Essa formação ocorre exclusivamente nas gônadas, ou seja, nas glândulas especializadas na produção de espermatozóides (nos testículos dos organismos masculinos) e óvulos ou ovócito primário (nos ovários dos organismos femininos).O processo inicia-se com a multiplicação das células germinativas (diplóides – 2N), também denominadas de espermatogônias e ovogônias, por meio de sucessivas divisões mitóticas seguidas por divisões meióticas, quando propriamente são formados os gametas (células haplóides – N).No gênero masculino, esse mecanismo é contínuo, apresentando algumas variações durante a vida do indivíduo. Contudo tendo o seu princípio caracterizado no instante em que o organismo atinge a maturação (a puberdade), geralmente entre 13 e 16 anos de idade e declinando com o envelhecimento.No gênero feminino, as células germinativas são originadas no período embrionário, com quantidade suficiente para atender o mecanismo reprodutivo, expelindo normalmente um único gameta (ovulação) a cada ciclo menstrual. Esse marco, a primeira menstruação (menarca), determina a maturidade feminina, freqüente entre 12 e 15 anos de idade cessando com a menostasia (menopausa).Portanto, em conseqüência da diferença dos gêneros (masculino e feminino), a gametogênese pode ser classificada em espermatogênese e ovogênese.
Explicação:
Alternativa A
A Pangênese era uma teoria que surgiu com Hipócrates e que tinha a finalidade de explicar o fator da hereditariedade a partir dos caracteres (até mesmo aqueles que são adquiridos).
De acordo com a teoria, cada parte do organismo era capaz de produzir certas partículas conhecidas por "gêmulas" (que seriam como novas gônadas).
Elas seriam direcionadas para as células germinativas quando ocorria a reprodução sexuada, e nisso ocorria uma mistura de partícula da fêmea e do macho, o que dava origem a um novo organismo.
Alternativa B
De acordo com a biologia, no caso dos humanos ocorre uma diferença entre um par de cromossomos. Nas fêmeas o par possui os cromossomos XX, enquanto que nos machos o par cromossômico terá um cromossomo Y (XY).
Isso vai influenciar nas questões hormonais, em hormônios como testosterona e estrogênio, que são os principais atuantes nas mudanças corporais que ocorrem na puberdade (fase que antecede a fase adulta).
Esses hormônios também vão atuar sobre a camada de tecido adiposo do corpo, sendo mais proeminente nas mulheres (e de mais difícil perda também), dificultando a perda de peso.
Alternativa C
O pré-formismo é um tipo de hipótese que demonstra sobre a ação genética em características comportamentais e orgânicas presentes nos seres humanos.
Essa hipótese trazia a ideia de que o desenvolvimento embrionário ocorria a partir de formas preexistentes no ovo, encontrando-se um indivíduo em miniatura dentro do ovo.
Nela, acreditava-se que cada pessoa teria dentro de si um ou mais homúnculos com outros homúnculos, sendo estes últimos menores, numa espécie de caixa embutida, uma dentro da outra.
Com o avanço dos estudos viu-se que isso não era possível, e chegou-se as informações que temos hoje em dia.
Alternativa D
A formação de gametas (ou gametogênese) é o processo que permite a reprodução sexuada nos animais, ocorrendo a partir da formação de células reprodutivas conhecidas como gametas.
Essa gametogênese ocorre apenas nas gônadas, que são as glândulas especializadas na produção de células reprodutivas (espermatozóides nos homens e óvulos/ovócito primário nas mulheres).
O processo tem início com a multiplicação das células germinativas, que ocorrem através de diversas divisões celulares. Esse processo dará resultados diferentes: ovogênese nas mulheres e espermatogênese nos homens.
Para saber mais sobre a reprodução clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/8193345
https://brainly.com.br/tarefa/14588968
https://brainly.com.br/tarefa/16931515
https://brainly.com.br/tarefa/9990856
Bons estudos!