Sobre as origens da Filosofia, é correto afirmar:
a) Surgiu na Grécia, em torno do século VI a.C., quando os gregos perceberam que as explicações míticas não eram suficientes para explicar os fenômenos da natureza.
b) Está relacionada com as conquistas gregas do Oriente por Alexandre Magno, em torno do século III a.C., e o fenômeno denominado Helenismo pelos conquistadores.
c) Tornou-se uma disciplina de reflexão e crítica proporcionada pela conquista da Grécia pelos romanos, em torno do século II a.C., e a transferências de sábios para a cidade de Roma.
d) Está vinculada à publicação do livro a República de Platão, em torno do século IV a.C., quando as diferentes formas de conhecimento foram impressas em pergaminhos.
e) Surgiu com os primeiros relatos do historiador Heródoto, em torno do século V a.C., ao refletir sobre o significado da vitória contra os persas na Batalha de Maratona.
Soluções para a tarefa
As origens da Filosofia:
a) Surgiu na Grécia, em torno do século VI a.C., quando os gregos perceberam que as explicações míticas não eram suficientes para explicar os fenômenos da natureza.
A filosofia surgiu no século VI a .C. nas colônias Gregas da Magna Grécia e Jônia. Seu surgimento não foi o resultado de um salto ou um "milagre", mas a culminação de um processo que se fez através dos tempos e tem sua origem com o passado mítico.
Fatores que colaboraram para o desenvolvimento da filosofia na Grécia:
. a escrita, que aparece como uma possibilidade maior de abstração, uma reflexão da palavra que tenderá a modificar a própria estrutura do pensamento.
a moeda, que assa a ter uma função muito importante e revolucionária pois está relacionada com o desenvolvimento do pensamento racional
. a lei escrita, que passam a ser comuns a todos os cidadãos. Estas leis, por serem escritas passam a permitir sua discussão e modificação.
. a polis e o cidadão, que se faz pela autonomia da palavra, não mais a palavra mágica dos mitos, mas a palavra humana, do conflito, da discussão, da argumentação. O saber deixa de ser sagrado e passa a ser objeto de discussão.
Bons estudos!