Sobre as invasões francesas no Brasil, assinale a alternativa CORRETA: *
Duarte da Costa foi responsável por expulsá-los assim que chegaram na região de São Paulo.
O almirante Villegaignon invadiu e dominou a região que hoje é o Rio de Janeiro,
porém era chamada pelos franceses de França Antártica.
Os franceses buscavam dominar as minas de ouro recém descobertas no Brasil.
A região de São Luís, no Maranhão, foi fundada por holandeses e tomada pelos franceses.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Entre 1555 e 1624, o Brasil foi alvo de invasões estrangeiras promovidas por franceses e holandeses que tentaram, em várias ocasiões, se estabelecer em partes do território colonial brasileiro.
As invasões e a reação de Portugal para retomar o controle de sua posse provocaram importantes mudanças na vida econômica e na organização política e territorial do Brasil colonial. Mas é importante enfatizar que franceses e holandeses tiveram diferentes motivações para organizar expedições marítimas e aportar no território brasileiro.
Os motivos da invasão francesa
Navegadores franceses conheciam o litoral brasileiro e aqui já haviam criado várias feitorias para contrabandear o pau-brasil. Em 1555, no entanto, a França estava atravessando um período de conflito religioso envolvendo católicos e protestantes. Os protestantes franceses, conhecidos como huguenotes, passaram a ser perseguidos pelos católicos do reino.
Liderados por Nicolau Durand Villegaignon e com o apoio do Almirante Gaspar Coligny, os huguenotes buscaram refúgio no Brasil. Em 1555, os franceses planejaram, então, se fixar permanentemente na Baía da Guanabara, um ponto do litoral brasileiro que os portugueses ainda não tinham povoado. Os franceses se instalaram nas ilhas de Serigipe (hoje Villegaignon) e Paranapuã (hoje ilha do Governador), Uruçu-mirim (hoje Flamengo) e em Laje, e denominaram toda essa região de França Antártica.
Resposta:
letra b
Explicação:
O almirante Villegaignon invadiu e dominou a região que hoje é o Rio de Janeiro,
porém era chamada pelos franceses de França Antártica.