Sobre as funções da linguagem, de Roman Jakobson, considere as seguintes afirmações: I. A chamada função emotiva ou "expressiva", centrada no remetente, visa a uma expressão direta da atitude de quem fala em relação àquilo de que está falando. II. A função poética não é a única função da arte verbal, mas tão somente a função dominante. Ela pode ser observada por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, das novas possibilidades de combinações dos signos linguísticos, proporcionando novos jogos de imagens e de ideias. III .A função referencial está relacionada ao referente ou contexto, que é o objeto ou situação de que a mensagem trata. Transmite uma informação objetiva e predomina em textos científicos e jornalísticos. Pode-se afirmar corretamente em
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, II e III estão corretas.
Explicação:
I - Tende a suscitar a impressão de uma certa emoção, verdadeira ou simulada; por isso, o termo "função emotiva", proposto e defendido por Marty, demostrou ser preferível a "emocional". O estrato puramente emotivo da linguagem é apresentado pelas interjeições.
II - Essa função não pode ser estudada de maneira proveitosa desvinculada dos problemas gerais da linguagem e, por outro lado, o escrutínio da linguagem exige consideração minuciosa de sua função poética. Qualquer tentativa de reduzir a esfera da função poética à poesia ou de confinar a poesia à função poética seria uma simplificação excessiva e enganadora. A função poética não é a única função da arte verbal, mas tão somente a função dominante, ao passo que, em todas as outras atividades verbais, ela funciona como um constituinte acessório, subsidiário. (pp. 127-128)
III - A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da função predominante. Mas conquanto um pendor (Einstellung) para o referente, uma orientação para o CONTEXTO - em suma, a chamada função REFERENCIAL, "denotativa", "cognitiva" - seja a tarefa dominante de numerosas mensagens, a participação adicional de outras funções em tais mensagens deve ser levada em conta pelo linguista atento. (pág. 123)