Sobre as fases da educação de surdos, considere as afirmativas abaixo:
( ) O Oralismo como abordagem educacional prioriza a fala e todo o trabalho elaborado visa à reabilitação de surdos.
( ) A língua oral como meio e fim dos processos educativos impede a participação efetiva desses alunos.
( ) A história da Comunicação Total não tem um fato histórico definido em seus primórdios, como a do Oralismo tem no Congresso de Milão, em 1880, o seu marco divisor. Sua história vai sendo construída na insatisfação que se manifesta mundialmente com os resultados da educação Oralista.
( ) O bilinguismo é muito mais do que a exposição a duas línguas: é parte de um projeto maior de empoderamento do surdo e propicia que o papel da escola seja cumprido na construção de conhecimento e na constituição autônoma dos estudantes.
Marque V para verdadeiro e F para falso:
Escolha uma:
a. F, F, V, V
b. V, F, V, F
c. V, V, V, V
d. V,V, F, F
e. V, F, V, V
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é a letra C
Explicação:
Quanto as fases da educação de surdos, as afirmativas podem ser classificadas como V, V, V, V (Alternativa C).
Educação de surdos
Históricamente falando, existem diversas abordagens educacionais para surdos. Assim, o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo representam práticas realizadas em determinados momentos históricos.
O oralismo é uma abordagem educacional cujo enfoque se dá exclusivamente na modalidade oral, proibindo o uso de gestos e da língua de sinais. Foi marcado pelo Congresso de Milão e atribuía o fracasso do método ao aluno, sem considerar suas capacidades orgânicas.
Já a comunicação total tem sua história construída a partir do questionamento da efetividade da abordagem oralista. Nesse ponto, apesar de ainda ser reabilitacional e valorizar a língua oral em detrimento de outras, a diferença é que acrescentam-se elementos gestuais como ferramenta para chegar a oralização.
Por fim, o bilinguismo marca o reconhecimento da Língua de Sinais como primeira língua dos surdos, havendo neste a exposição a duas línguas. Verifica-se nessa abordagem impactos positivos, contribuindo para o empoderamento e autonomia desses estudantes.
Aprenda mais sobre a educação de surdos:
https://brainly.com.br/tarefa/20781713
#SPJ2