Sobre as experiências exitosas no desenvolvimento de competências socioemocionais, Moura (2020) comenta: É importante que o futuro docente em seu processo de formação acadêmica, desenvolva competências a partir de objetivos e metas que possam ser alcançados, esse processo pode ser iniciado identificando lacunas entre as competências necessárias para a carreira docente à consecução de seus objetivos. Junto à equipe de professores, o futuro profissional da área da educação de buscar um mecanismo para minimizar as lacunas existentes entre professor e aluno. Isso pressupõe utilizar recursos, entre os quais, os jogos.
MOURA, Kethlen Leite de. Prática de Ensino: competências socioemocionais. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e a importância da utilização de recursos para minimizar as lacunas entre professor e aluno, especificamente os jogos, avalie as afirmações a seguir.
I. A utilização de jogos para o desenvolvimento de competências e habilidades no âmbito educacional, tende a ser prejudicial aos alunos, a principal razão é que professores não são preparados para esta realidade.
II. Os jogos são uma ótima ferramenta de aprendizagem das competências e habilidades socioemocionais dos alunos, principalmente entre crianças e adolescentes, sendo que suas vidas estão inseridas neste contexto.
III. As experiências exitosas do desenvolvimento de habilidades e competências, como a que resulta da utilização dos jogos, só serão possíveis de serem implementadas a partir de uma reforma no âmbito educacional.
IV. Podemos afirmar que os jogos são essenciais para a promoção da aprendizagem socioemocional, eles promovem a aprendizagem por meio do prazer, e possuem essas características: Trabalho em grupo, propósitos e metas bem definidos, senso de evolução, emulação da vida real e caráter lúdico e divertido.
V. É importante ressaltar que atividades lúdicas desenvolvem mais engajamento das crianças e dos adolescentes no desenvolvimento de ações necessárias para adquirir habilidades e competências, por meio de jogos direcionados, é possível simular situações que envolvam a questão intelectual e emocional.
É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV.
Alternativa 2:
I, II e III.
Alternativa 3:
I, II e V.
Alternativa 4:
III, IV e V.
Alternativa 5:
II, III, IV e V.
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Resposta:
Alternativa 5:
II, III, IV e V.
Explicação:
pg 139
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