História, perguntado por nicollealexivvva, 1 ano atrás

Sobre as emancipações políticas das colônias espanholas na América, assinale a única opção correta:
(A) Na Capitania Geral da Venezuela o início do processo de independência, em 1806, se deu por meio da liderança da aristocracia rural.

(B) Ao assumir o processo de emancipação da Venezuela, Simón Bolívar, se aliou com membros importantes da elite criolla.

(C) No vice-reino de Nova Granada, em função da fragilidade espanhola, causada pela invasão de Napoleão Bonaparte, iniciou-se na Argentina o movimento de emancipação.

(D) Os argentinos nunca declararam oficialmente sua independência da Espanha.

(E) O Uruguai, componente do Vice-Reinado do Rio da Prata, obteve a emancipação mais tranquila, por meio de acordos políticos com os espanhóis.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
7

A é falsa, pois o processo pela independência na região começou em 1811, e não em 1806.

B é verdadeira, pois, em todos os demais países da região, via de regra foi a elite criolla que comandou o processo revolucionário, tendo como Bolívar um de seus expoentes.

C é falsa, pois o Vice-Reinado de Nova Granada correspondia à região do Panamá e adjacências, bem distante da Argentina.

D é falsa. pois os Argentinos declararam-se independentes e combateram ferozmente por sua independência, sendo San Martín, argentino de nascença, um dos heróis revolucionários da América Latina.

E é falsa, pois o Uruguai obteve a sua independência por meio de uma guerra contra o Brasil.

Perguntas interessantes