Sobre as economias de comandos centralizados, do tipo socialista, marque a alternativa correta: O sistema de incentivos à ação econômica fundamenta-se na busca individual do benefício máximo. Os problemas econômicos centrais: o que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir, são resolvidos por meio da liberdade individual, da concorrência e da busca constante pelo lucro. As restrições formais à liberdade econômica são pouco percebidas, notadamente no que diz respeito à iniciativa de empreendimentos. A propriedade dos meios de produção é coletiva, observando-se ainda restrições absolutas às variadas formas de exercício da liberdade. O interesse social permanece subordinado ao que se define por benefícios individuais. Ou seja, os ganhos de cada indivíduo se sobrepõe ao interesse da coletividade.
Soluções para a tarefa
Um dos pilares do Socialismo enquanto doutrina política e econômica é o da coletividade, da igualdade de direitos e oportunidades para todos os indivíduos, da extinção da propriedade privada, e da estatização dos meios de produção. Usa-se de mecanismos que limitam a individualidade e iniciativa privada, mantendo os esforços da sociedade dedicados ao coletivo, pensando no Bem-estar social como política de Estado.
A resposta correta é "A propriedade dos meios de produção é coletiva, observando-se ainda restrições absolutas às variadas formas de exercício da liberdade"; essas restrições visam manter a engenharia social, de abdicação do individual pelo bem da sociedade como um todo, evitando que seus membros sejam "seduzidos" por economias competitivas que pregam o lucro máximo.