Filosofia, perguntado por Issa027, 10 meses atrás

sobre as dimensões humanas: qual é a primeira experiência no mundo e qual é a sua importância?​

Soluções para a tarefa

Respondido por RenanRomanov
1

Resposta: Depende muito da corrente filosófica.

Explicação: De acordo com o tomismo (filosofia de São Tomás de Aquino), a primeira experiência é a infusão da alma no homem por parte de Deus e a importância disso é matéria teológica da Salvação, como já explicou Santo Afonso Maria de Ligório.

De acordo com o jusnaturalismo religioso, a primeira experiência é a extensão da Ética para o meu ser, que antes não possuia direitos ou deveres, mas agora possuo. A importância disso é a ausência de litígio jurídico entre a sociedade.

De acordo com o niilismo, a primeira experiência verdadeira é quando acordamos desse estado de moral ilusória, quando a destruirmos e a importância disso é a necessidade de tornar-se um homem superior: sem moral que o restringa.

Mas, se você seguir o estoicismo, a primeira experiência no mundo é ausente de emoções e pura e por isso, é um exemplo que devemos seguir. Após as primeiras experiências, começamos a sentir emoções e seguir uma moral, mas devemos estar apáticos e ignorar essas colocações, voltar ao nosso ser: ao estóico ser nas primeiras experiências.

O empirismo explicaria, no entanto, que nós nascemos como um livro em branco e a partir das experiências empíricas, é como se anotássemos nesse livro de acordo com nossas experiências. A importância disso seria o crescimento intelectual.

De acordo com uma série de outras filosofias, existem visões diferentes, essa pergunta é muito vaga, abre muitas interpretações. Não existe uma visão sobre o assunto. Espero ter respondido de forma apropriada. Deus vult!

Perguntas interessantes