Sociologia, perguntado por mvcorreia, 1 ano atrás

Sobre as condições de desigualdades sociais no Brasil, analise a charge abaixo.
Um das estratégias de manutenção das desigualdades sociais na primeira República no Brasil foi o coronelismo. Esse poder econômico, social e político foi encarnado pelo proprietário rural, que controlava os meios de produção e os moradores da zona rural e das pequenas cidades do interior. Nessa prática, os coronéis mantinham uma articulação local-regional e regional-federal, como nos tempos do Império, que funcionava para manter o sistema eleitoral e o mandonismo local. Sobre essa prática política e social, é correto afirmar:


a) O voto de cabresto foi instituído nessa época, em que a população, dirigida pelo coronel, apenas votava no candidato favorável à base latifundiária.
b) O coronelismo é uma prática na política brasileira, caracterizada pelo controle da política pela comunidade rural e quilombola.
c) A prática coronelista tem suas raízes na ditadura militar.
d) O coronelismo era uma prática corriqueira nos centros urbanos.
e) O coronelismo é considerado uma das práticas políticas mais igualitárias e se mantém em todas as regiões brasileiras na atualidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por LucasFernandesb1
2

Olá,

Primeiro, vou anexar a tal charge ausente na questão.

Alternativa correta:

a) O voto de cabresto foi instituído nessa época, em que a população, dirigida pelo coronel, apenas votava no candidato favorável à base latifundiária.

Explicação:

Tal prática ocorria comumente nas áreas rurais de antigamente, os coronéis por possuírem poder aquisitivo, econômico e político, conseguiam interferir no desenrolar das eleições das mais diversas formas:

•Obrigando pessoas a votar (Voto de cabresto).

•Criando votos fantasmas.

•Adulterando resultados.

•Sumindo com urnas.

#timederespostas

Espero ter ajudado :-) Bons estudos.

Anexos:
Respondido por Matheusieti
0

A ideia de voto de cabresto pode ser analisada a partir da população, que votava no candidato presente na base latifundiária. Alternativa A.


Como isso interferia na prática social?

Através dos coronéis que possuíam poder aquisitivo, econômico e político, interferindo nas eleições.

Por fim, ele funcionava como um acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos, sendo uma base ilegal quando consideramos os padrões democráticos presentes na sociedade atual e em vigência.

Mais o voto e a democracia:

https://brainly.com.br/tarefa/33225611

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes