Biologia, perguntado por xXcringeXx, 5 meses atrás

Sobre as células procarióticas e eucarióticas é correto afirmar que:

A)Somente as células procarióticas apresentam mitocôndrias e núcleo.

B)Todas as células eucarióticas apresentam parede celular.

C)Cloroplastos são organelas típicas das células procarióticas.

D)Células eucarióticas apresentam núcleo e diversas organelas.

Me ajudem!! pfvr

Soluções para a tarefa

Respondido por marianamms2011
0

Resposta:

A) Incorreta

B) Incorreta

C) Incorreta

D) Correta

Explicação:

A) Está incorreta, pois células procarióticas, aquelas que não possuem o envoltório nuclear, não são as únicas que apresentam mitocôndrias e núcleos, tendo em vista que a maioria das células do nosso corpo é eucarióticas e apresentam mitocôndria, sem dizer que essa afirmação já está incorreta por dizer que procarióticas apresentam núcleos.

B) A afirmação também está incorreta, porque nem todas as células eucarióticas apresentam parede celular, células de animais são de sua maioria eucarióticas e não possuem parede célula, sendo mais comum a existência de uma cariomembrana ( envoltório celular) e uma parede celular em células de vegetais.

C) Está incorreto, pois cloroplastos são encontrados nas células de algas e nas células de plantas, sendo essas todas eucariontes. Nas plantas, os cloroplastos podem ocorrer em diferentes partes do vegetal, porém ocorrem com maior frequência nas folhas. Na região do mesofilo da folha, uma única célula pode apresentar entre 40 a 50 cloroplastos. Em um milímetro quadrado da folha podem ser encontrados 500.000 cloroplastos. Um fato legal é que os cloroplastos são organelas que apresentam DNA próprio, o qual apresenta grande semelhança com o DNA de procariontes. Além de DNA, os cloroplastos também possuem RNA e ribossomos. Podemos perceber, portanto, que os cloroplastos apresentam a capacidade de sintetizar alguns polipeptídeos, porém não todos de que precisam. Por esse fato, os cloroplastos são considerados organelas semiautônomas.  Por apresentarem características bem semelhantes a organismos procariontes, acredita-se que no passado, cloroplastos, e também mitocôndrias, apresentavam vida livre e foram englobados por células eucariontes, passando, assim, a viver em relação simbiótica. Essa teoria é conhecida como teoria endossimbiótica.

D) Está correta, pois as células eucariontes: destacam-se por possuírem material genético envolto pela membrana nuclear, ou seja, essas células apresentam um núcleo verdadeiro. Nelas é observada a presença de organelas membranosas. Essas células podem ser encontradas nos protozoários, nos fungos, nos animais e nas plantas, por exemplo.

Mais explicações para entender melhor a matéria:

Seres eucariontes  

Grande parte dos organismos vivos que conhecemos, com exceção de bactérias, micoplasmas e cianobactérias, possuem células eucariontes, ou seja, são seres eucariontes. Temos como exemplo as plantas e os animais. Isso significa dizer que o reino protista, fungi, plantae e animalia é de domínio eucarionte.

Os seres eucariontes podem alcançar dimensões extensas e realizar atividades bem específicas e complexas, isso se deve a dois fatores muito importantes:

Meiose – processo de divisão celular, em que uma “célula-mãe” origina 4 “células-filhas” e a quantidade de cromossomos é reduzida pela metade.

Mitose – uma divisão celular que origina duas “células-filhas”, porém mantém a quantidade de cromossomos.  

Os seres eucariontes também podem ser diferenciados por conta das especificidades estruturais que existem nas células vegetais e animais. Na célula vegetal, por exemplo, as paredes celulares são mais densas, e os vacúolos citoplasmáticos geralmente são maiores que os da célula animal. Além disso, as células vegetais têm ainda plastídios, mitocôndrias, plasmodesmas e cloroplastos.

Diferente da célula vegetal, que possui um amplo vacúolo central, a célula animal tem vários vacúolos pequenos.

A célula eucariótica animal não possui celulose nas paredes ou clorofila na parte interna.

Principais Características das células eucariontes

Todas as células são compostas por membrana plasmática e citoplasma. O que diferencia os seres celulares é a presença de um núcleo bem definido, já que, mesmo que tenham a membrana plasmática, o material genético se espalha no citoplasma em células nucleoides. Por conta disso, as células eucariontes são também conhecidas como “células com núcleo verdadeiro”. Isto porque, as eucariotas têm uma parede que protege e restringe o material genético que fica no núcleo celular: a cariomembrana, uma membrana nuclear delimitada e particularizada que possibilita a existência da carioteca (núcleo bem definido).

Perguntas interessantes