Sobre as características da hidrografia brasileira, são feitas as seguintes afirmações:
I. Considerando-se os rios de maior porte, só é encontrado regime temporário no sertão nordestino, onde o clima é semiárido, no restante do país, os grandes rios são perenes.
II. Predominam os rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico. A existência de muitos desníveis no relevo e o grande volume de água possibilitam a produção de hidroeletricidade.
III. Na região Amazônica, os rios são muito utilizados como vias de transporte, e o potencial hidrelétrico é amplamente aproveitado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e II apenas.
Explicação:
I – Verdadeiro – A incidência de rios temporários ou intermitentes no Brasil concentra-se basicamente na região Nordeste do país.
II – Verdadeiro – A hidrografia brasileira possui, em sua maioria, rios de planalto, que possuem como característica principal o acentuado desnível entre as suas nascentes e o seu curso, o que favorece a implantação de usinas hidrelétricas.
III – Falso – O potencial hidrelétrico da Bacia do Amazonas não é muito aproveitado, pois durante muito tempo se imaginou que os seus rios não eram propícios para a instalação de usinas de produção de energia, por se tratarem de rios de Planície. Além disso, apesar do amplo potencial dos rios dessa bacia para a navegação, esse recurso também é pouco utilizado.