Sobre as características da Arquitetura Neoclássica é INCORRETO afirmar que: a) os neoclássicos valorizavam elementos típicos da antiguidade clássica, como pórticos com colunas, cúpulas, fachadas retas e frontões; b) as construções usavam materiais nobres, como pedra, mármore e granito; c) as construções eram usadas como símbolo de autoridade e de poder; d) elementos meramente ornamentais, comuns no barroco e no rococó, foram preservados no classicismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Arquitetura Neoclássica – Influências e Características
O estilo neoclássico de arquitetura surgiu a partir de um movimento europeu de mesmo nome que ocorreu no final do século XVIII, se sobrepondo ao estilo barroco e rococó, e era reconhecido pela classe dominante da época como representação de poder e influência.
Uma característica muito marcante desse estilo arquitetônico é o resgate da cultura greco-romana, com estética à moda de templos e acrópoles da antiguidade, e até mesmo influências Renascentistas e Maneiristas.
Partenon – Grécia
A valorização de elementos da arquitetura Clássica é evidente, entre esses, se destacam arcos e colunas, cúpulas e fachadas retas. Devido a simplicidade na composição com eliminação de ornamentos, trazendo mais funcionalidade às construções, esse período ficou conhecido como “Arquitetura da Razão”.
No Brasil, esse estilo de construção chegou com a vinda da família real em 1808, e estava presente em locais da corte ou de importância política, sendo facilmente reconhecido pelas formas equilibradas e sóbrias das edificações.
Palácio dos Leões, referência Neoclássica no Maranhão
Nos dias de hoje, a influência neoclássica para os edifícios atuais pode ser chamada de “Arquitetura Clássica Nova”, estando presente nas fachadas de edifícios residenciais e comerciais, e também em casas e decorações que buscam sintetizar o uso de adornos e afins, mas sem perder a sofisticação.
O uso de materiais nobres, como pedras, madeiras, granito ou mármore, é uma característica marcante, as formas geométricas utilizadas, se baseiam em simetria e regularidade, enquanto as cores sóbrias podem ser utilizadas em contraste com elementos pontuais de tonalidade mais escura.
Nas estruturas pensadas nesse estilo, é comum encontrar pórticos com colunas, frontões triangulares marcando o topo da fachada, arcos, abóbadas de berço ou de arestas, além de cúpulas e relevos trabalhados em estuque.
Baseado na influência da arquitetura neoclássica, o arquiteto Mauro Grande desenvolveu os projetos de alguns de nossos edifícios, que tem como características marcantes a sobriedade e a funcionalidade na disposição das plantas.
O Terrasse Provence no Vila Izabel, possui metragens de até 98m² privativos e está com as últimas unidades disponíveis para venda, incluindo uma unidade decorada.
No Juvevê, o Terrasse Montrésor, já pronto para morar, possui plantas com metragens de 125m² privativos, além de duas coberturas duplex com 3 suítes. O Terrasse Rivière, em construção, e com entrega prevista para o 2º semestre de 2020, têm disponíveis 3 tipos de plantas com até 125m² de área privativa.