Biologia, perguntado por StephanySoares, 10 meses atrás

Sobre adaptações celulares:

1) Como as células são capazes de responder e de se adaptar a um ambiente adverso?

2) Quais fatores determinam adaptações bem sucedidas?

Soluções para a tarefa

Respondido por agata38
3

Ném sempre que uma célula ou tecido sofre agressão, ele sofre degeneração ou morre. A adaptação celular é uma importante característica dos seres vivos, permitindo a sobrevivência celular e do organismo a diversas situações de agressão muitas vezes impostas pelo meio ambiente, pela atividade física da pessoa, ou mesmo ainda por circunstâncias endógenas.

As células devem constantemente se adaptar, mesmo em condições normais, a alterações do meio ambiente. Estas adaptações fisiológicas geralmente representam respostas das células a estimulação hormonal como por exemplo, no aumento das mamas e indução de lactação pela gestação. As adaptações patológicas procuram conferir às células a capacidade de sobreviver em seu ambiente e talvez escapar de sofrerem lesões.

Nesta seção consideraremos algumas mudanças adaptativas comuns às células, que estão presentes em muitos estados patológicos. São elas:

Atrofia: É a diminuição do tamanho da célula pela perda da substância celular. Ela representa uma forma de resposta adaptativa. Quando um número suficiente de células está envolvido, todo o tecido ou órgão diminui de tamanho ou torna-se atrófico.

As causas da atrofia são as seguintes:

Diminuição do trabalho

Perda de inervação

Diminuição do suprimento de sangue

Nutrição inadequada

Perda de estimulação endócrina

Envelhecimento

Hipertrofia: A hipertrofia refere-se a um aumento no tamanho das células e, com tal alteração, um aumento no tamanho do órgão. Portanto, o órgão hipertrofiado não tem novas células, apenas células maiores . O aumento de tamanho das células não é devido simplesmente a um aumento de entrada de líquidos (tumefação celular ou edema) , mas à síntese de mais componentes estruturais da célula.

Perguntas interessantes