Biologia, perguntado por dudinha201477, 11 meses atrás

sobre a utilização de tecnologias digitais como as medias sociais,aplicativos e internet,podem impactar a area da saude


yasmimsilva08: Oi

Soluções para a tarefa

Respondido por beatriz7684
11

Resposta:

Contradições sociais acentuadas pela incorporação de tecnologias nos vários níveis de nossa realidade social levam-nos a repensar não apenas as condições econômicas e políticas em que ocorrem, mas também as posições ideológicas que sustentam ou questionam essas contradições.  

Entendemos que o atual modelo tecnológico no Brasil fundamenta-se em interesses de grupos e classes sociais dominantes que, através dos meios institucionais de elaboração e difusão ideológicas, procuraram consolidar posições de defesa da modernização da sociedade via inovações tecnológicas.  

Em particular, a área da saúde tornou-se altamente lucrativa, considerando-se as políticas específicas de proteção às empresas privadas pelo Estado, a elevada incidência de doenças e o predomínio da medicina científica (alopática), tanto na prática quanto na formação médica.  

A alta tecnologia na saúde acompanhou a expansão das indústrias químico-farmacêuticas e de aparelhos e equipamentos médicos de capital estrangeiro no País, a crescente instalação de hospitais e empresas médicas complexas (estas favorecidas pelo sistema de convênios instituído pelo Governo, a partir de 1966), e a ênfase na formação de especialistas pelas escolas de medicina.  

Se o avanço tecnológico trouxe uma enorme contribuição ao homem, colocando-lhe várias possibilidades de controle de suas doenças, contribuiu, contraditoriamente, para o aumento do sofrimento humano por problemas de saúde.  

O acesso aos recursos da moderna tecnologia em saúde é, porém, restrito a minorias privilegiadas na estrutura social, ficando, assim, a grande maioria da população fora dos benefícios por eles possibilitados.  

De modo geral, tecnologias sofisticadas no processo de trabalho, no lazer, na produção de alimentos têm acentuado, e até mesmo causado, doenças mentais, nervosas, pulmonares, cardíacas, alérgicas, cancerígenas e outras.  

Particularmente, a categoria profissional do médico assumiu considerável papel nesse processo, enquanto legítimo portador do conhecimento médico, posição que lhe foi historicamente outorgada pela sociedade.  

partir do final dos anos 70, a articulação do chamado movimento de renovação médica, ao questionar as condições de trabalho médico e as políticas de saúde, mobilizou considerável parcela da categoria profissional no debate das questões de saúde no âmbito das entidades associativas da profissão.  

Incluindo-se as associações representantes de empresas médicas e de hospitais ao lado de associações sindicais e civis dos médicos, podemos apreender posições diferentes, às vezes antagônicas, em relação à organização da saúde, particularmente nas questões relativas a tecnologia e saúde.  

Nesta exposição, procuraremos analisar diferentes posições dos médicos, apreendidas coletivamente, a partir das entidades associativas, em face da modernização da área da saúde através da incorporação de tecnologias sofisticadas na prática médica.

Explicação:


pinheiroleiteandreia: mano quem vai copiar isso tudo??
Respondido por Henriquehokari
0

Resposta:

O uso das tecnologias modernas na saúde não se restringe somente aos equipamentos de ponta. O desenvolvimento da Tecnologia da Informação mudou o foco das pessoas para a medicina preventiva — ou seja, para a antecipação da doença — ou, até mesmo, para o diagnóstico mais precoce, permitindo agilidade no tratamento.

Explicação:

Perguntas interessantes