Geografia, perguntado por Userpublic, 6 meses atrás

Sobre a urbanização no Brasil sabemos é INCORRETO afirmar que: 

São Paulo e Rio de Janeiro funcionam como metrópoles nacionais, pois exercem influência sobre todo o território brasileiro.

existe em nosso crescimento urbano o fenômeno da conurbação é muito comum na formação das regiões metropolitanas brasileira.

Os movimentos pendulares ocorrem com frequência em nossos centros urbanos. Houve intensa execução de políticas públicas voltadas para a população das periferias.

Houve intenso êxodo rural por fatores repulsivos no campo e aumento no número de favelas e cortiços. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por PauloMilonario
0

Regiões Metropolitanas

As regiões metropolitanas compreendem áreas urbanas de diferentes cidades interligadas entre si, exercendo uma mútua relação de dependência estrutural.

Belo Horizonte forma a terceira maior região metropolitana do Brasil

Belo Horizonte forma a terceira maior região metropolitana do Brasil

Uma região metropolitana é uma área formada por vários municípios que apresentam uma estrutura ou aglomeração urbana interligada entre si ou em torno de uma cidade principal, geralmente uma metrópole. Assim, uma região metropolitana costuma ter um município-sede e as demais localidades sendo suas cidades-satélites ou área metropolitana.

Por exemplo, quando nos referimos ao município de São Paulo, estamos falando de uma metrópole que centraliza em torno de si uma região metropolitana. Quando falamos em “Grande São Paulo” ou Região Metropolitana de São Paulo, estamos incluindo também as suas cidades-satélites, tais como Guarulhos, Osasco e muitas outras. Essa região, no caso, é formada por um conjunto total de 39 cidades, a maior aglomeração urbana do Brasil, com uma população que se aproxima da casa dos 20 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE de 2010.

Perguntas interessantes