Sobre a transferência de aprendizagem positiva, assinale a alternativa correta:
A.
Podemos citar como exemplos: a transferência da prática do chute no futsal para a aprendizagem do chute no futebol de campo; a transferência da prática do saque no vôlei para a aprendizagem do saque no tênis; e a transferência da prática do arremesso no basquete para a aprendizagem do rolamento para frente.
B.
A quantidade de transferência positiva independe do nível de habilidade do aprendiz.
C.
Uma das teorias do porquê a transferência positiva acontece é devido à semelhança entre os elementos ou o contexto das habilidades.
D.
A transferência de aprendizagem não é um fenômeno importante na construção de uma grade curricular.
E.
A transferência positiva ocorre quando a experiência com uma habilidade prévia não interfere no desempenho dessa habilidade em um novo contexto ou na aprendizagem de uma nova habilidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C é a resposta correta.
Resposta: C. Uma das teorias do porquê a transferência positiva acontece é devido à semelhança entre os elementos ou o contexto das habilidades.
Explicação: A transferência positiva ocorre quando a experiência com uma habilidade prévia facilita o desempenho dessa habilidade em um novo contexto ou na aprendizagem de uma nova habilidade.
A prática do arremesso no basquete não influencia a aprendizagem do rolamento para frente, ou seja, essa não é uma transferência positiva e sim uma transferência zero.
A quantidade de transferência positiva depende do nível de habilidade do aprendiz. Quanto mais iniciante o aprendiz, maior a quantidade de transferência. No entanto, quando o indivíduo atinge um alto grau de habilidade, a quantidade de transferência positiva cai acentuadamente.
Uma das explicações da transferência positiva é devido às semelhanças entre os elementos ou contexto das habilidades. Dessa forma, quanto mais semelhantes forem os elementos das duas situações, maior será a transferência positiva.
A transferência de aprendizagem é um fenômeno importante que deve ser considerado ao elaborar um planejamento de grade curricular de Educação Física. Deve-se planejar atividades envolvendo habilidades básicas ou fundamentais antes das habilidades mais complexas, que exigem o domínio das habilidades básicas.