Sobre a trajetória da educação brasileira no período colonial e monárquico, assinale a alternativa incorreta:
a). No século XVII, enquanto, na Europa, se estabelecia a contradição entre o ideal da pedagogia realista e a educação conservadora, no brasil, a atuação da Igreja Católica sobre a educação se mantinha forte e duradoura.
b) A escola de primeiras letras foi um dos instrumentos de que lançaram mão dos Jesuítas para alcançar seu principal objetivo: a difusão e a conservação da fé católica.
c). As reformas pombalinas no século XVIII visaram substituir a escola que servia aos interesses da fé católica pela escola útil aos fins do Estado.
d). No período monárquico (1822-189), o número de escolas no Brasil aumentou consideravelmente, e o sistema de ensino tornou-se mais articulado.
e) O Colégio D. Pedro II foi fundado em 1837, com o objetivo de educar a elite brasileira e servir de padrão para as demais escolas secundarias no país.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá!
A alternativa b está incorreta.
As escolas de primeiras letras foi a primeira lei brasileira de ensino, criada em 15 de outubro de 1827.
Ela tinha como objetivo ensinar meninos e meninas, das áreas mais populosas do império, a ler, escrever, fazer as quatro operações matemáticas aprender noções de algébrica, proporções e geometria.
Constavam também no currículo básico, os princípios cristãos e a religião católica apostólica romana, a Constituição e a História do Brasil.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás