Sobre a teoria mística da doença e a teoria dos miasmas , qual é a diferença entre elas ?
A)
A teoria Mística da Doença explica que o processo saúde-doença, na sociedade primitiva, era ligado à ingestão de plantas de cunho medicinal e se manteve até que aflorou a necessidade de outro tipo de conhecimento, e surge a teoria dos Miasmas que considerava que a doença seria causada por certos odores venenosos, gases ou resíduos nocivos, que se originavam na atmosfera ou a partir do solo.
B)
A teoria Mística da Doença explica que o processo saúde-doença, na sociedade primitiva, era ligado à ação de forças sobrenaturais e se manteve até que aflorou a necessidade de outro tipo de conhecimento, e surge a teoria dos Miasmas que considerava que a doença seria causada por certos odores venenosos, gases ou resíduos nocivos, que se originavam na atmosfera ou a partir do solo.
C)
A teoria Mística da Doença explica que o processo saúde-doença, na sociedade primitiva, era ligado à ação de forças sobrenaturais e se manteve até que aflorou a necessidade de outro tipo de conhecimento, e surge a teoria dos Miasmas que considerava que a doença seria causada por efeitos sobrenaturais e seriam curadas através de plantas medicinais.
D)
A teoria Mística da Doença explica que o processo saúde-doença, na sociedade primitiva, era ligado à ação de forças sobrenaturais e se manteve até que aflorou a necessidade de outro tipo de conhecimento, e surge a teoria dos Miasmas que considerava que a doença seria causada por um certo fator de uma única natureza.
E)
A teoria Mística da Doença explica que o processo saúde-doença, na sociedade primitiva, era ligado à ação de forças sobrenaturais e se manteve até que aflorou a necessidade de outro tipo de conhecimento, e surge a teoria dos Miasmas que considerava que a doença seria causada por certos odores venenosos, de insetos.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa B
A TEORIA MISTICA DA DOENÇA EXPLICA QUE O PROCESSO SAÚDE-DOENÇA, NA SOCIEDADE PRIMITIVA, ERA LIGADO A AÇÃO DE FORÇAS SOBRENATURAIS E SE MANTEVE ATÉ QUE AFLOROU A NECESSIDADE DE OUTRO TIPO DE CONHECIMENTO, E SURGE A TEORIA DOS MIASMAS QUE CONSIDERAVA QUE A DOENÇA SERIA CAUSADA POR CERTOS ODORES VENENOSOS, GASES OU RESIDUOS NOCIVOS, QUE SE ORIGINAVAM NA ATMOSFERA OU A PARTIR DO SOLO
Explicação:
Supunha-se que os miasmas se originavam a partir de exalações de pessoas e animais doentes, emanações dos pântanos, de dejetos e substâncias em decomposição. Sua presença era detectada através do mau cheiro. Acreditava-se que ao impedir a propagação dos maus odores, seria possível prevenir ou evitar as epidemias. Curiosamente, essa teoria “não-científica”, que se tornou especialmente popular no século XVIII e início do século XIX, foi responsável pelo surgimento do movimento higienista desse período, que salvou milhões de vidas.
Paradoxalmente, a teoria microbiana das doenças, que estava “cientificamente correta”, dificultou a descoberta de alguns dos processos de transmissão das enfermidades, além de criar fortes obstáculos para a compreensão de doenças que não são causadas por microrganismos, mas pela carência de vitaminas. Os abusos devidos ao excesso de confiança nessa teoria levaram à morte milhões de pessoas.
A alternativa correta é a letra B. Segundo a teoria mística da doença temos que o processo saúde-doença, na sociedade primitiva, era ligado à ação de forças sobrenaturais e se manteve até que aflorou a necessidade de outro tipo de conhecimento; já a teoria dos miasmas considerava que a doença seria causada por certos odores venenosos, gases ou resíduos nocivos, que se originavam na atmosfera ou a partir do solo.
Teoria Mística da Doença e Teoria dos Miasmas
A busca pelo entendimento dos fatores que causam doenças é algo estudado a anos.
Uma das primeiras teorias que se tem conhecimento é a teoria mistica da doença que defendia que doenças eram resultantes de processos sobrenaturais. Essa ideia se manteve até o surgimento da teoria dos miasmas.
Até meados do século XIX, não se sabia sobre a influência de microrganismos no surgimento de doenças, então, nessa época a teoria dos miasmas era a mais aceita.
Entretanto, foi 1841, que Jacob Henle, conseguiu postular seus estudos que sugeriam a relação de microrganismos no surgimento de doenças. Dessa forma a teoria dos miasmas se tornou obsoleta, dando início a Era bacteriológica.
Para aprender mais sobre história das doenças, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/20460947
#SPJ2