Filosofia, perguntado por TwitchDoLol, 8 meses atrás

Sobre a teoria do conhecimento de Guilherme de Ockham, marque a alternativa correta. * 10 pontos

-Para Ockham, a única forma de conhecimento seguro é aquele que se pode provar mediante demonstração imediata, ou seja, mediante exame de casos empíricos. A exceção seriam as provas da existência de Deus, alcançadas mediante análise teórica de consequências extraídas de observações empíricas, como as vias de Tomás de Aquino, por exemplo.

-Para Ockham, os predicados universais observados na experiência concreta não existem no mundo real, mas apenas na mente de Deus. Se os predicados como vermelho ou homem, que extrapolam a individualidade, não possuíssem forma alguma de existência, qualquer explicação do conhecimento humano seria impossível.

- Para Ockham, a única maneira de aceitar um conhecimento como seguro seria por meio da experiência imediata, intuitiva, não abstrata. Esse mesmo princípio é aplicado ao conhecimento da existência: apenas a experiência concreta, e não as ideias, alcançam a existência. Essa é a sua via de prova da existência de Deus, pois a experiência direta que o fiel sente da divindade em sua mente constitui prova intuitiva e imediata da existência divina.

- Para Ockham, o conhecimento pode ser abstrato ou intuitivo. Mas, um conhecimento abstrato tem como objeto apenas relações entre ideias e, mesmo que essas relações sejam demonstradamente necessárias, nada garante que elas se apliquem às coisas reais.

- A famosa navalha de Ockham é um princípio de economia de pensamento que defende que não se deve supor a existência de nada sem necessidade. Ou seja, a existência das coisas só deve ser aceita se for assegurada por uma experiência direta ou pela consequência lógica derivada de uma experiência direta. É por isso que a teoria do conhecimento de Ockham aceita apenas a existência das substâncias particulares e nega a validade de conceitos de classe e de propriedade de indivíduos.

Soluções para a tarefa

Respondido por HobGold
2

Resposta:

Alternativa D

Explicação:

Para Ockham, o conhecimento pode ser abstrato ou intuitivo. Mas, um conhecimento abstrato tem como objeto apenas relações entre ideias e, mesmo que essas relações sejam demonstradamente necessárias, nada garante que elas se apliquem às coisas reais.

Perguntas interessantes