Filosofia, perguntado por anaflaviasouza10, 8 meses atrás

Sobre a teoria do conhecimento, assinale o que for correto. *
1 ponto
A teoria do conhecimento tem por objetivo investigar as fontes do conhecimento, as formas de juízos verdadeiros e as regras para a obtenção do conhecimento seguro.
O problema do conhecimento, em suas diferentes formas de fundamentação, seja racional (através da razão) ou empírica (através da experiência), não diz respeito ao nascimento da Filosofia, na Grécia antiga, nem à filosofia da Idade Média. Ele se deve apenas à filosofia moderna.
O sofista Protágoras, com a afirmação de que “o homem é a medida de todas as coisas”, pode ser considerado um precursor do relativismo contemporâneo, do ponto de vista da teoria do conhecimento.
O que diferencia, segundo Platão, opinião e conhecimento, é que a opinião fornece apenas um quadro provisório do mundo, ao passo que o conhecimento é o estudo do imutável e permanente.
Para René Descartes, o desejo de verdade não é suficiente para fundar o conhecimento, mas, sim, regras para a direção do espírito, estabelecidas pelo rigor de um método lógico e metafísico.

Soluções para a tarefa

Respondido por edineidemariagoncalv
6

Resposta:

É incorreto aquilo afirmado em A, já que mesmo nas obras de Platão e Aristóteles já havia uma preocupação importante com as formas de fundamentar o conhecimento, com Platão defendendo um modelo mais próximo do racionalismo e Aristóteles mais próximo do empirismo.

Embora tais disputas tenham sido bastante desenvolvidas durante a Idade Moderna, não são exclusivas do período e nem foram desenvolvidas lá pela primeira vez. De qualquer maneira, a base do conhecimento científico contemporâneo certamente está nos trabalhos de filósofos empiristas modernos.

Perguntas interessantes