Sobre a teoria de Hobbes e Rousseau, considere as afirmativas abaixo: I. A argumentação hobbesiana em favor de uma autoridade soberana, instituída por um pacto, representa inequivocamente a defesa de um regime político monarquista. II. Dois dos grandes teóricos sobre o estado de natureza, Hobbes e Rousseau, partilham a convicção de que o afeto predominante nesse estado de natureza seria o medo. III. Um traço comum da filosofia política moderna é a idealização de um pacto que estabeleceria a passagem do estado de natureza para o estado de sociedade. Em vista da análise acima, assinale a opção CORRETA:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: Letra D
Resposta:
C) apenas a afirmativa III.
Explicação:
I. A argumentação hobbesiana em favor de uma autoridade soberana, instituída por um pacto, representa inequivocamente a defesa de um regime político monarquista. ERRADA.
Ocorre a defesa de um Estado absoluto e não de uma forma de governo.
II. Dois dos grandes teóricos sobre o estado de natureza, Hobbes e Rousseau, partilham a convicção de que o afeto predominante nesse estado de natureza seria o medo. ERRADA
Hobbes acha que o homem é mau e Rousseau acha que o homem é bom.
III. Um traço comum da filosofia política moderna é a idealização de um pacto que estabeleceria a passagem do estado de natureza para o estado de sociedade. CERTO.
O Estado serve para servir a sociedade e não como um fim em si mesmo.