Sobre a teoria de Durkheim: leia o texto abaixo, reflita e, após, assinale a alternativa falsa.
Para Durkheim, a principal preocupação intelectual da Sociologia é o estudo de fatos sociais. Ao invés de aplicar métodos sociológicos ao estudo de indivíduos, os sociólogos devem analisar os fatos sociais - aspectos da vida social que moldam nossas ações como indivíduos, como o estado da economia ou a influência da religião. Durkheim argumentava que as sociedades têm uma realidade própria – que a sociedade é mais que simplesmente ações e interesses dos seus membros individuais. Segundo Durkheim, os fatos sociais são modos de agir, pensar ou sentir que são externos aos indivíduos, e têm sua própria realidade à margem da vida e percepções de pessoas individuais. Outro atributo dos fatos sociais é que eles exercem um poder coercivo sobre os indivíduos. As pessoas não costumam reconhecer o caráter condicionante dos fatos sociais. Isso ocorre porque as pessoas geralmente obedecem livremente os fatos sociais, acreditando que estão agindo por escolha própria. De fato, segundo Durkheim, as pessoas simplesmente seguem padrões que são gerais à sua sociedade. Os fatos sociais podem condicionar a ação humana de várias formas, desde punição direta (no caso de um crime, por exemplo) a um simples mal-entendido (no caso do uso incorreto da língua) (GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6ª ed., Porto Alegre: Penso, 2012).
a.
Um poder de coerção é exercido pelos fatos sociais sobre os indivíduos. Esse poder é sempre reconhecido pelos sujeitos em uma sociedade, já que as pessoas geralmente obedecem livremente aos fatos sociais, acreditando na sanção das normas.
b.
Para o autor, a principal preocupação da Sociologia é o estudo de fatos sociais, que não podem ser observados de forma direta, pois são invisíveis e intangíveis. Os sociólogos devem estudar os fatos sociais através da análise dos seus efeitos, pois eles são aspectos da vida social que moldam nossas ações como indivíduos, como o estado da economia ou a influência da religião.
c.
Segundo o autor, as pessoas simplesmente seguem padrões que são gerais à sua sociedade. Os conceitos científicos apenas podiam ser gerados pela prática científica. Então, Durkheim desafiou os sociólogos a estudar as coisas tal como elas são e a construir novos conceitos que refletissem a verdadeira natureza das coisas sociais.
d.
Segundo Durkheim, os fatos sociais são modos de agir, pensar ou sentir que são externos aos indivíduos, e têm sua própria realidade à margem da vida e percepções de pessoas individuais. Por isso, ao estudar os fatos sociais, deve-se pôr de lado os preconceitos e a ideologia. Uma atitude científica exige uma mente aberta à evidência dos sentidos e liberta de ideias preconcebidas provenientes do exterior.
e.
Um dos atributos dos fatos sociais é o exercício de poder coercitivo sobre os indivíduos, que não é reconhecido pelas pessoas, já que elas acreditam que estão agindo por sua própria escolha, obedecendo livremente os fatos sociais.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta que versa sobre a obra do sociólogo francês Émile Durkheim e o tema do fato social é a letra D: "d. Segundo Durkheim, os fatos sociais são modos de agir, pensar ou sentir que são externos aos indivíduos, e têm sua própria realidade à margem da vida e percepções de pessoas individuais. Por isso, ao estudar os fatos sociais, deve-se pôr de lado os preconceitos e a ideologia. Uma atitude científica exige uma mente aberta à evidência dos sentidos e liberta de ideias preconcebidas provenientes do exterior.".
Para isso, é preciso compreender o conceito de fato social, presente na obra de Durkheim.
Durkheim e o fato social
O sociólogo francês Émile Durkheim coloca o tema do fato social como objeto de estudo fundamental da sociologia. Nele, se analisam as interações sociais a partir de como as estruturas sociais influenciam na ação dos indivíduos.
Ou seja, os fatos sociais são externos, gerais e coercitivos aos sujeitos, apresentando influência na forma como os mesmos atuam no mundo, devendo ser analisados de maneira científica pelo sociólogo.
Para mais sobre Émile Durkheim, leia: https://brainly.com.br/tarefa/5779672
#SPJ1