Sobre a teoria das vantagens comparativas no comércio internacional, é correto afirmar:
A) Uma vez observada a abertura de mercados, a especialização da produção engendrada pelas vantagens comparativas passa a constituir novo incentivo ao aumento do comércio internacional, produzindo benefícios para todos os participantes dos mercados competitivos sempre que os preços relativos dos bens comercializados forem iguais aos que se observariam na ausência do comércio.
B) No modelo de Ricardo, as condições de demanda interna condicionam os preços internos antes da abertura do mercado, já que tais preços são apenas parcialmente determinados pelo fator trabalho.
C) Ao se considerar a eficiência produtiva dos países A e B, para que o país A aproveite os ganhos de vantagem comparativa ao produzir um bem ou serviço específico, ele precisa possuir vantagem absoluta na produção do mesmo bem em relação a B.
D) Depois da abertura do mercado, torna-se interessante para o país A comprar um bem ou serviço do país B, que o produza a custo menor do que A, visto que A passa a poder empregar sua mão de obra na produção de outros bens ou serviços em que tenha alguma vantagem comparativa.
E) Mesmo sabendo-se os valores dos preços de mão de obra e os requisitos de trabalho inerentes à produção de um bem específico em dois países, não se pode utilizar a taxa de câmbio como parâmetro de comparação dos preços nos dois países, visto que as estruturas produtivas encerram distorções na formação de preços.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
D)
Explicação:
gabarito Estácio.
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Biologia,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
História,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás