Sobre a teoria da “consciência coletiva” desenvolvida por Émile Durkheim, podemos afirmar que:
a) a consciência coletiva é responsável pela desintegração de uma sociedade.
b) há descontinuidade entre a consciência coletiva e a consciência individual, e a última é “superior” à primeira, por ser mais complexa e indeterminada.
c) é uma forma de teoria cultural que existe em todas as sociedades, feita das representações coletivas, dos ideais, dos valores e dos sentimentos comuns a todos os seus indivíduos.
d) existe em todas as sociedades e é feita a partir das representações individuais e dos diferentes valores e sentimentos dos indivíduos.
e) há continuidade entre a consciência coletiva e a consciência individual, e a última é “superior” à primeira, por ser mais complexa e indeterminada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a alternativa correta e a letra (E)
Explicação:
minha professora elaborou uma prova de sociologia com essas mesmas questões
Durkheim trouxe o sentido de consciência coletiva a partir da base de continuidade entre o indivíduo e os diferentes espaços sociais que ele vive, ou seja, consideramos a superior à primeira pelo fato dela ser mais complexa e indeterminada, não em um sentido de sobreposição sob a primeira, mas de desenvolvimento quanto a sua organização. Letra E.
A consciência coletiva está no fato social
E a partir do fato social, Durkheim nos explica a sociedade, através dos conceitos de solidariedade orgânica e mecânica, onde a primeira se refere as mais complexas, (que vivemos hoje) com o trabalho organizado de forma ampliada, e a mecânica que se refere as sociedades menos compelxas, onde o trabalho ainda não se modernizou, nem as relações sociais e de coercitividade.
Mais sobre os fatos sociais:
brainly.com.br/tarefa/10080489
#SPJ2