Química, perguntado por tonhaodaquimica, 7 meses atrás

Sobre a técnica Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) são feitas as seguintes afirmações:



I. A diferença básica entre DSC e DTA (Análise Térmica Diferencial) é que a primeira é um método calorimétrico no qual são medidas diferenças de entalpia da amostra em relação a um material de referência termicamente inerte, enquanto que na DTA são registradas diferenças em temperatura.



II. A técnica DSC não é adequada para investigar sólidos compactos, tampouco plásticos, borrachas, resinas ou outros materiais orgânicos, cerâmicas, vidros, compósitos, metais, materiais de construção, pós como fármacos ou minerais, fibras, tecidos amostras viscosas como pastas, cremes ou gel, líquidos.



III. As semelhanças entre os resultados obtidos por Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) e Análise Térmica Diferencial (DTA) nos permite concluir que essas técnicas são idênticas.



IV. Quando ocorre uma transição endotérmica em DSC, a energia liberada pela amostra é compensada pela diminuição da energia que ela libera para manter nula a diferença de temperatura.



V. No DSC de fluxo de calor a amostra e a referência são colocadas em compartimentos diferentes com fontes de aquecimento individuais, onde a temperatura e a energia são monitoradas e geradas por filamentos de platina idênticos.



É correto o que se afirma em:

a.
I, apenas

b.
I e II, apenas

c.
II, III e V, apenas

d.
III e V, apenas

e.
I, IV, apenas

Soluções para a tarefa

Respondido por danielbonanbarr
7

Resposta:

Apenas I.

Explicação:

A diferença básica entre as técnicas termoanalíticas DSC e DTA é que, a primeira, consiste em um método onde se medem as diferenças de energia (entalpia), enquanto  na segunda são registradas diferenças em temperatura.

DSC pode ser usada para  investigar sólidos compactos (granulados, componentes, moldes, etc.) assim como plásticos,  borrachas, resinas ou outros materiais orgânicos, cerâmicas, vidros, compósitos,  metais, materiais de construção, pós como fármacos ou minerais, fibras, tecidos, amostras  líquidas ou viscosas como pastas, cremes ou gel.

Perguntas interessantes