Sobre a sociedade inca, é correto afirmar que: *
A) a sua economia tinha por base a agricultura, com a distribuição de terras pelo Estado e a prática do sistema de regadio.
B) a sua cultura desapareceu com o processo da dominação espanhola.
C) o que a diferenciava das demais culturas pré-colombianas era a ideia de uma sociedade igualitária.
D) o comércio interno era significativo, tendo no guano um dos produtos mais valorizados.
E) o fato de constituir uma das mais significativas sociedades pré-colombianas tem como base a negação da cultura dos povos dominados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
Explicação:
Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul), nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram, no século XIII, a capital do Império: a cidade sagrada de Cuzco. Foram dominados pelos espanhóis em 1532.
A sociedade era hierarquizada e formada por nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média (funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses). Esta pagava altos tributos ao rei em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas.
A agricultura era extremamente desenvolvida, pois o plantio era feito nos chamados terraços (degraus formados nas costas das montanhas). Os incas plantavam e colhiam feijão, milho (alimento sagrado) e batata. Construíram canais de irrigação, desviando o curso dos rios para as aldeias.