ENEM, perguntado por sdfyughiojpko, 5 meses atrás

Sobre a sociedade colonial brasileira, entre os séculos XVI e XVII, quais eram as suas características principais?

Soluções para a tarefa

Respondido por litorsouza
19

A sociedade colonial brasileira representava nesse período valores escravistas, patriarcais e uma economia de caráter agrário. O topo da pirâmide social era composto por senhores de engenho, donos de imensas terras nas quais se cultivava principalmente o açúcar.

Logo abaixo, num camada social intermediária, apareciam os trabalhadores livres e aqueles que ocupavam os cargos públicos da colônia. Já na base encontravam-se aqueles povos cuja mão de obra era utilizada nos regimes escravistas, fossem negros ou de origem indígena.

Durante esse período os movimentos sociais de maior significação foram os de povos indígenas e dos negros escravizados. Além disso, houveram também vários movimentos políticos, sendo dois deles pela independência do Brasil.

Veja mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/336208

Anexos:
Respondido por ednetmello
0

A sociedade colonial brasileira era composta por homens brancos que eram os senhores de engenho, assim como, por índios e negros escravizados. O modelo patriarcal no qual o homem era dono e comandava tudo faz parte da sociedade colonial brasileira.

Características da sociedade colonial brasileira

A subsistência da sociedade colonial brasileira era basicamente baseada a agricultura e latifúndio. E entre os séculos XVI e XVII o Brasil se tornou o maior produtor e exportador de cana-de-açúcar.

A riqueza dos senhores de engenho era baseada na quantidade de escravos que o mesmo possuía e até mesmo através de suas vestimentas.

As festividades desse período eram relacionados aos santos da igreja católica e aos príncipes e princesas, no qual realizavam procissões, baile, comidas e bebidas, e vestiam-se com roupas luxuosas.

Saiba mais sobre a sociedade colonial brasileira aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/39456062

Anexos:
Perguntas interessantes