Sobre a situação econômica do Brasil no século XIX, assinale a alternativa correta.
(A)
Com a abolição do tráfico negreiro, os fazendeiros utilizaram mão de obra livre para o plantio de café. Como forma de pagamento, os trabalhadores poderiam usar as terras do senhor para a produção de sua subsistência.
(B)
O comércio interno de escravos agravou a situação econômica do Norte/Nordeste, mas resolveu o problema de mão de obra no Sul e Sudeste.
(C)
Após 1850, com o final do tráfico negreiro, inicia-se a industrialização no Brasil, pois a mão de obra negra abundante deixará o campo e irá se empregar nos centros urbanos.
(D)
O êxito da cafeicultura brasileira em Minas, Rio de Janeiro e São Paulo deveu-se à política imigrantista do governo, que autorizou a vinda de grandes levas de imigrantes europeus.
(E)
Com o estabelecimento da lei de terras em 1850, pessoas de poucos recursos tiveram acesso à terra, com ajuda e apoio dos grandes proprietários brasileiros.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
Com a abolição da escravidão, os senhores de terras agora não queriam pagar aos escravos para que trabalhassem em suas terras. Tampouco queriam, também, pagar aos imigrantes que chegavam para atuar nas fazendas cafeeiras, especialmente em São Paulo.
Acostumados ao sistema escravagista, os imigrantes eram tratados praticamente como escravos, sem receber por alguns anos após sua chegada (para pagar a viagem) e utilizando as terras dos senhores para produção de sua subsistência.
A Lei de Terras de 1850 tornou o acesso à terra ainda mais difícil.
A alternativa correta é a A.
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás