Pedagogia, perguntado por flor5511, 1 ano atrás

sobre a sexualidade a partir da questao étnico racial no Brasil observe o seguinte trecho . Ao menos ate a decada de 1920 muitos psiquiatras brasileiros continuaram acreditando que os males decorrentes da civilização e do progresso estavam entre os principais fatores responsaveis pela crescente degeneração e pela proliferaçāo das doenças mentais nas sociedades modernas . Eles tambem afirmavam que os negros e principalmente os mestiços predispunham -se à loucura e que os considerados incapazes de se adaptarem as normas sociais eram degenerados . O corte da sexualidade a emergencia do dispositivo de sexualidade no Brasil . sobre o texto base acima é correto airmar que:

Soluções para a tarefa

Respondido por Kfranco23
3
Resposta da 1ª questão:

Letra a)a ciência também contribuiu para a produção de discursos que normatizavam o que era civilização e progresso a partir do modelo da miscigenação e degeneração.

A resposta dessa questão percebemos pela contextualização e pelo fragmento mesmo, que dá pistas logo no início.  

Esse foi um discurso que perdurou durante muito tempo e que ainda nos dias de hoje percebemos resquícios através de preconceitos. É uma imagem que precisa ser apagada completamente, pois a ciência se mostrou bastante falha em relação a esse assunto.

Esse diagnóstico dado pelos psiquiatras refletia a preocupação que a classe burguesa tinha com o futuro da sociedade moderna: pensava-se na formação das famílias (da própria classe burguesa) que mantivesse determinados valores já defendidos desde então. Seria a classe superior.

Boas famílias seriam oriundas de boa herança genética. Negros e mestiços deveriam tinham predisposição a desenvolver problemas mentais, por exemplo.


Perguntas interessantes