Sobre a série S igual a 1 menos numerador 1 sobre denominador raiz quadrada de 2 fim da fração mais numerador 1 sobre denominador raiz quadrada de 3 fim da fração menos numerador 1 sobre denominador raiz quadrada de 4 fim da fração mais. Pode-se afirmar A série é condicionalmente convergente e S menor que 0; A série é absolutamente convergente e S menor que 1; A série é absolutamente convergente e S maior que 1; A série é divergente. A série é condicionalmente convergente e S maior que 0;
Soluções para a tarefa
Através dos cálculos realizados, concluímos que a série dada é condicionalmente convergente e S maior que 0, logo a alternativa correta é a E).
Critério de Leibnitz
O Critério de Leibnitz para séries alternadas afirma que uma série alternada é convergente caso a série:
Cumprir as seguintes condições: An ≥ 0 , lim An = 0 e caso for decrescente.
No caso da nossa questão, temos que:
Que é a mesma coisa que:
Perceba que an = 1/√n, com isso, temos que:
Portanto, a primeira condição confere. Vamos ver se a segunda também confere:
Logo a segunda condição confere. Por fim, vamos ver se a terceira também confere:
Portanto, como todas as condições batem, segundo o critério de Leibnitz temos que a série alternada é convergente. Mas vamos conferir se ela é condicionalmente convergente ou absolutamente convergente.
Dizemos que a série ∑un, é absolutamente convergente se a série de valores absolutos |∑un| for convergente. Por outro lado, a série Σun, é dita condicionalmente convergente se ela for convergente mas não for absolutamente convergente. Portanto, temos que:
E sabemos que essa série diverge, portanto a série é condicionalmente convergente. E isso nos leva a alternativa E).
Para mais exercícios sobre Critério de Leibnitz, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/53270873
#SPJ4