História, perguntado por isaargolo13, 1 ano atrás

Sobre a Segunda Guerra Mundial, quais países enfrentaram a Alemanha, e a partir de quando?

Soluções para a tarefa

Respondido por palomaalvesmoura202
1
NU UOLEducação

HISTÓRIA GERAL
2ª Guerra Mundial (2): As alianças e o fim da Segunda Guerra
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
15/09/2005 - 09h47

Ouvir

0:00
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) não se limitou à Europa. Os combates na frente do oceano Pacífico envolveram basicamente os países anglo-saxônicos e o Japão. Nesta entrevista, o historiador e escritor Túlio Vilela vai apresentar uma visão geral do episódio, com respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre o assunto.


Por que o Japão era aliado da Alemanha nazista?

Porque, devido às circunstâncias, ambos tinham inimigos comuns naquele momento. Do ponto de vista do Eixo, a aliança entre Japão e Alemanha tinha a vantagem de obrigar os Estados Unidos a dividirem suas forças. Hitler sabia que se os Estados Unidos entrassem em guerra contra a Alemanha, eles também estariam muito ocupados lutando contra o Japão. Por exemplo, no início, os japoneses tiveram a vantagem de enfrentar as forças norte-americanas divididas (pois parte delas estava lutando na Europa). Após a rendição alemã, essa vantagem desapareceu porque os Estados Unidos puderam concentrar seus contingentes no Pacífico. A aliança entre a Alemanha nazista e o Japão foi formalizada em dois tratados, o Pacto Anti-Comintern (Anti-Internacional Comunista), assinado em novembro de 1936, e o Pacto Tripartite, assinado em setembro de 1941 e que também contou com a participação da Itália fascista.



Então, as alianças eram circunstanciais, ou seja, ligadas à conjuntura política de então?

Na verdade, se analisarmos as alianças feitas durante a Segunda Guerra, perceberemos que muitas delas foram mais alianças casuais do que alianças naturais. A Alemanha tinha como aliados na Segunda Guerra, dois países que lutaram contra ela na Primeira Guerra, a Itália e o Japão. A Inglaterra e os Estados Unidos, que eram ao mesmo tempo duas democracias representativas e duas potências capitalistas tiveram como aliada a União Soviética, uma ditadura totalitária (o regime stalinista imposto por Stalin era quase ou tão violento quanto o regime nazista imposto por Hitler) que pregava o discurso socialista, totalmente contrário ao capitalismo.

Existe algum outro aspecto interessante no âmbito dos acordos internacionais?
No caso da Segunda Guerra, encontramos exemplos de acordos que foram quebrados. Em agosto de 1939, por exemplo, a União Soviética e a Alemanha nazista assinaram o Pacto de não-agressão, ou seja, as duas potências assumiram o compromisso de não entrarem em guerra uma contra a outra. No entanto, Hitler quebrou esse acordo quando atacou a União Soviética em junho de 1941. Por outro lado, vale lembrar que a Polônia foi vítima tanto da Alemanha nazista quanto da União Soviética: no dia 17 de setembro, poucos dias depois de a Alemanha nazista ter atacado a Polônia, os soviéticos invadiram e ocuparam a parte oriental da Polônia. Ou seja, a população polonesa foi vítima tanto da ditadura de Hitler quanto da ditadura de Stalin.

isaargolo13: muito, muito obrigada!
Perguntas interessantes