Sobre a Revolução Inglesa
Soluções para a tarefa
A)atitudes absolutistas do rei Carlos I e fatores religiosos. A mulher de Carlos era extremamente católica o que o envolvia com bispos muito polêmicos da época que acreditavam no direito divino do rei que os protestantes não aprovavam. Além dos muitos impostos cobrados pelo rei.
B) primeiro período: poder absolutista de Carlos I. A monarquia funcionava com o rei e o parlamento, porém o rei não consultava o parlamento e não permitia que eles tivessem poder político.A Inglaterra estava em crise financeira e o rei decidiu aumentar os impostos sem consultar o parlamento. Porém o povo decidiu não pagar os impostos até que Carlos consultasse o parlamento. Então pela primeira vez em décadas o rei consultou o parlamento e os membros aproveitando a oportunidade da discussão pediram ao rei mais poder político, só que Carlos interpretou isso como uma afronta e dissolveu o parlamento. Daí estourou a guerra que durou três anos, vencida por um sujeito chamado Oliver Cromwell, que era um militar puritano do exército parlamentar.
Segundo período: Assim que Oliver venceu a guerra, se tornou líder da república inglesa que foi instaurada na Inglaterra. Porém tempos depois Oliver se tornou ditador da Inglaterra conhecido como (Lorde Protetor da Inglaterra). ( É interessante observar que Oliver lutou pelo fim absolutista e acabou fazendo parte do absolutismo)
No final de tudo quando estava acabando a monarquia e os pensamentos monárquicos na Inglaterra apareceram dois grupos bem peculiares mas radicais na revolução inglesa que eram os Levellers que quer dizer niveladores, e os Diggers que significa escavadores. Ambos defendiam uma democracia e a igualdade social e faziam de tudo, do melhor a o pior para terem o que queriam.
O governo de Oliver Cromwell foi muito totalitário, mas també um período de grande crescimento econômico na Inglaterra pois criou a lei (Navigation Acts =atos de navegação).
Depois que Oliver morreu quem tomou a liderança foi o filho dele Richard Cromwell. Mas Richard acabou não conseguindo manter a organização do pai e renunciou seis meses depois.
Foi nesse período que o parlamento voltou com a monarquia, colocando como rei, Carlos II filho do Carlos I ( o rei absolutista derrotado por Oliver).
Carlos II tomou como exemplo a lição de seu pai que foi morto por ser absolutista e agiu sabiamente em seu reinado. Mas ainda a dinastia Sturt ( Carlos I e II ) era muito ligada ao catolicismo o que não agradava o parlamento. Então quando Carlos II estava no leito de morte, os membros parlamentares fizeram uma conspiração para tirar a dinastia Sturt do poder, até porque quem assumiu depois dele foi seu genro Jaime II .
Os membros do parlamento não aprovaram pelo fato de todos serem envolvidos com católicos e estavam com medo deles voltarem com o absolutismo e dissolverem o parlamento novamente.
Então convocaram Guilherme de Orange que era genro do Jaime II para tomar o trono e propuseram a ele aceitar a lei chamada (Bill of Rights) que fazia com que o rei fosse inferior ao parlamento... ( como nos dias de hoje: a rainha é inferior à primeira ministra).
E o mais engraçado de tudo isso é que o parlamento deu exércitos para Guilherme lutar pelo trono. Mas Jaime simplesmente não quis lutar e cedeu o trono, por isso esta "guerra " é chamada de revolução gloriosa porque ninguém se feriu ou morreu.