História, perguntado por LayraC, 1 ano atrás

Sobre a revolução francesa:
Explique a origem dessa situação, determinando dois fatores políticos e econômicos.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por marcosomito2015
9
Revolução Francesa (em francêsRévolution française, 1789-1799) foi um período de intensa agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu. A monarquia absolutista que tinha governado a nação durante séculos entrou em colapso em apenas três anos. A sociedade francesa passou por uma transformação épica, quando privilégios feudaisaristocráticos e religiosos evaporaram-se sobre um ataque sustentado de grupos políticos radicais, das massas nas ruas e de camponeses na região rural do país.[1]Antigos ideais da tradição e da hierarquia de monarcas, aristocratas e da Igreja Católica foram abruptamente derrubados pelos novos princípios de Liberté, Égalité, Fraternité (em portuguêsliberdade, igualdade e fraternidade). 
Respondido por laviniasilva35
3

Resposta:

1° Estrutura social francesa hierarquizada

2° Privilégios do clero e da nobreza

Explicação:

Estrutura social francesa hierarquizada

A sociedade francesa era bastante hierarquizada, com poucas possibilidades de ascensão. Formada com 26 milhões de habitantes, a sua maioria era rural.

Naquela época, a sociedade era dividida em três Estados:

1º Estado – Clero (membros da Igreja);

2º Estado – Nobreza;

3º Estado – Burguesia, Camponeses e sans culottes.

Para se ter uma ideia, o 3º Estado equivalia a 98% de toda a população França.

Se o nome “sans culottes” te causou estranheza, calma que vamos te explicar isso agora: esse é o nome dado aos trabalhadores de Paris.

Eles são chamados assim porque o “culotte” era um calça típica da nobreza. Como esses trabalhadores não tinham condições de usar esse tipo de roupa (e se vestiam com calças mais largas), acabaram ficando conhecidos como os “sans culottes” – a expressão remete aos “sem culottes”.

Privilégios do clero e da nobreza

Os 2% da população formados pelo clero e pela nobreza desfrutavam de diversos privilégios. Eles não pagavam impostos, tinham pensões vitalícias, eram julgados em tribunais especiais (sendo favorecidos pela lei), possuíam cargos na administração pública e postos de comando no exército.

Os burgueses, camponeses e sans culottes estavam cansados de sustentar o luxo do restante da população.

Perguntas interessantes