sobre a revolução francesa define -pântano
me ajudem !!
Soluções para a tarefa
A revolução francesa foi marcada pela Queda da Bastilha, assim como a Sociedade pré revolucionária, a Assembleia dos Estados Gerais e as famosas ideias iluministas em 1789.
A Planície, O Pântano e, desdenhosamente, Os Sapos são os nomes atribuídos ao grupo mais moderado, e também mais numeroso, com cerca de 400 deputados da Convenção, durante o período da Revolução Francesa.
O monarca na época era Luís XVI (16) que estava sendo pressionado pelo povo que estavam revoltados com o modo de governo do mesmo, querendo a declaração dos direitos iguais do homem e do cidadão, que na época haviam muita descriminação socioeconômica, com o clero e a nobreza sendo os mais beneficiados em relação aos burguese, que pagavam impostos para "sustentar" a economia da França.
A Queda da Bastilha foi uma maneira de revolta da população, ocorrida em 1789, que foi atacada e tomada pelos revolucionários, marcada como a queda da monarquia da França.
A França antes de 1789 vivia um período de transição feudo-capitalista. A sociedade era dividida em 3 estados: o 1º sendo o clero, o 2º a nobreza e o 3º o povo/burguesia. Era uma divisão tipicamente medieval.
A Assembléia dos Estados Gerais era uma assembleia consultiva e legislativa das três classes sociais. Cada estado se reunia em sua própria assembleia, que era convocada e dissolvida pelo rei.
A economia era agrária que possuía um grande aumento de impostos e gastos excessivos, basicamente.
No "final" da revolução foi marcada com a decapitação do monarca Luís XVI e de sua esposa, sendo assim havendo a Convenção Nacional que era separada com as ideias dos Jacobinos, que era um grupo que defendia as ideias de abolição da escravidão, educação para todos, fim dos privilégios do clero e da nobreza e entre outros, havia também os Girondinos que defendia o liberalismo, abolicionismo, federalismo e o Monarquismo.
Porém entre 1792 e 1794, os jacobinos lideraram o processo revolucionário na França, período que ficou conhecido como "Terror". Foi uma época em que ocorreram muitos assassinatos de opositores políticos, principalmente de monarquistas e girondinos.
Robespierre, principal líder dos jacobinos, era defensor da violência como forma de defender a revolução. Ele tinha como principal objetivo a transformação da França numa república, baseada nos princípios de igualdade e virtude.
Após a prisão e execução de Robespierre na guilhotina, em 1794, os jacobinos tiveram suas atividades proibidas na França. Os girondinos voltaram ao poder e comando do processo revolucionário em 1794, implantando os ideais burgueses. Os jacobinos foram dissolvidos no ano de 1799.
Assim logo depois foi declarada uma república na França.