Sobre a "revolução cultural chinesa", que teve inicio em 1966, sob a condução de Mao Tsé-Tung, é CORRETO afirmar que, entre outros aspectos, ela buscou:
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
a.centrar esforços no sentido de difundir a educação superior na China de modo a formar um capital humano mais qualificado no país.
b.impulsionar a democratização das instituições políticas chinesas para combater ações orientadas para a centralização burocrática.
c.incentivar a publicação de livros e a constituição de bibliotecas pelo território chinês de modo a contribuir com o combate às altas taxas de analfabetismo.
d.promover a perseguição a vários intelectuais considerados como inimigos do processo revolucionário em curso na China.
e.valorizar o debate público em locais abertos e o pensamento divergente como forma de incentivar a pluralidade de visões sobre o regime chinês.
A é falsa, pois o principal esforço da Revolução Cultural foi o de promover a industrialização e a modernização da economia nacional.
B é falsa, pois um dos objetivos era fortalecer o governo central chinês.
C é falsa, pois a Revolução Cultural foi, sobretudo, um projeto político e ideológico, de modo que a publicação de livros era controlada pelo Partido Comunista Chinês.
D é verdadeira, pois a perseguição aos intelectuais opositores ao regime era um dos modos que Mao Tsé-Tung via para corrigir os erros do passado.
E é falsa, pois, apesar disto ter sido aplicado em um momento inicial, rapidamente se mostrou pouco mais que uma tática para revelar atitudes críticas em relação ao governo.
Resposta:
A abertura econômica iniciada a partir de 1978 com Deng Xiaoping promoveu um intenso desenvolvimento da China que a coloca, hoje, entre as maiores economias do planeta.